Demanda Contínua
v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
GESTÃO E AÇÃO DAS POLÍTICAS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFAC: O PROGRAMA PRÓ-INCLUSÃO
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Acre
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Enviado
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março 19, 2020
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Publicado
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2020-05-29
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Sede, e teve como objetivo a análise dos processos de materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES). Para tanto, o estudo pautou-se na materialização de uma ação de Assistência Estudantil (AE) especifica, a saber: Programa Pró-Inclusão. Considerou-se como instrumento de pesquisa os editais publicados pela instituição dos períodos de 2013 a 2019, buscando identificar: o contingente de estudantes dos cursos de graduação beneficiados pela ação; a proporção da demanda em relação à oferta da ação; os cursos que atendem o maior número de estudantes bolsistas. Como resultados das questões suscitadas, tem-se que, 2.123 (dois mil, cento e vinte e três) estudantes foram beneficiados; um equilíbrio nos primeiros anos (2013 a 2015; coeficiente menor de 01 por vaga) e significativa distorção nos anos seguintes (2016 e 2019; valor superior a 01 por vaga); Engenharia Florestal, História Licenciatura e Geografia Licenciatura, são os cursos que ocupam os três primeiros lugares em relação ao atendimento dos estudantes bolsistas.
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