A FORMAÇÃO DA CULTURA HÍBRIDA EM RONDÔNIA NO PROCESSO MIGRATÓRIO NA DÉCADA DE 1970
Palavras-chave:
Migração; Hibridismo; Cultura; Identidades.Resumo
O artigo tem como tema a trajetória histórica dos migrantes do atual Estado de Rondônia durante a década de 1970 e a formação da cultura híbrida, identidades e culturalidades. Este trabalho, ao priorizar a investigação e o conhecimento acerca do passado, permite compreender os desafios presentes na sociedade contemporânea, sobretudo no que diz respeito à formação cultural da população rondoniense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa histórico bibliográfica que tem como principais fontes obras, teses, dissertações e documentos diversos do acervo dos próprios autores, pelo qual objetiva-se conhecer a realidade vivenciada pelos migrantes em sua formação identitária.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo.1992 – Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão, São Paulo-Rio de Janeiro-Campinas, Ed. Hucitec, ANPOCS, UNICAMP.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2006.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2005
CUNHA, Euclides da. À margem da história. São Paulo: Martin Claret, 2006.
SOUZA FERREIRA, Jéssica C.G. Invenções Reinvenções do Festejo Junino Flor do Maracujá: Herança Cultural Portovelhense. Dissertação de Mestrado do Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais/UNIR/2018.
FRANÇA, Eduardo D’Oliveira. A teoria geral da História. In: Revista de História. São Paulo, USP, n. 7, 1951. P. 134.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
IBGE - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/08/27/populacao-de-rondonia-cresce-11percent-e-chega-a-19-milhao-de-habitantes-diz-ibge.ghtml - acesso 27/10/2020
IANNI, Otávio. Colonização e Contra-reforma agrária na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1979.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1996.
MACIEL, Laura Antunes. Nação por um Fio: Caminhos, práticas e Imagens da Comissão Rondon. São Paulo: EDUC, 1999.
MARTINS, José de Souza. Não há terra para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1986.
MOSER, Lilian M. Formação de Capital Social e o Ideário do Desenvolvimento Sustentável no Mundo Rural Rondoniense: A Organização dos Sistemas Alternativos de Produção dos Produtores De Ouro Preto D’Oeste – RO. Tese de Doutorado NAEA/UFPA/2006
TEIXEIRA, Marco Antonio Domingues e FONSECA, Dante Ribeiro da. História Regional (Rondônia). Porto Velho: Rondoniana, 2001.
THOMPSON, Paul. A Voz do Passado História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SILVA, José Graziano da. A Modernização Dolorosa, Rio de Janeiro, RJ, Zahar Ed., 1982.
SILVA, José Williams S. da. Nas Trilhas do Divino Espírito Santo em Rolim de Moura do Guaporé/RO. Revista Veredas Amazônicas – janeiro/junho – VOL. 4, Nº 1, 2015.
WILLIAMS, Raymond. “Uma tradição do século XIX”. In: Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.