Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais

CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-10
Enviado
dezembro 21, 2022
Publicado
2023-11-06

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.

Referências

  1. CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
  2. CUCHE, Denys. A noção de cultura em Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2012.
  3. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13ª reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 3-39. Título original: The interpre-tation of cultores.
  4. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. Ed. – 5. reimp. São Paulo: Atlas 2007.
  5. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
  6. LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Valer, 2015.
  7. SANDÍN, Esteban Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições; tradução Miguel Cabrera – Porto Alegre: AMGH, 2010.
  8. SILVA, Maria José Albuquerque da; BRANDIM, Maria Rejane Lima. Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa Ano 1, no 1, pp. 56-66, jan/jun 2008.