CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS

uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-10

Palavras-chave:

cultura, culturas amazônicas, educação nas amazônias, formação de professores

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CUCHE, Denys. A noção de cultura em Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2012.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13ª reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 3-39. Título original: The interpre-tation of cultores.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. Ed. – 5. reimp. São Paulo: Atlas 2007.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Valer, 2015.

SANDÍN, Esteban Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições; tradução Miguel Cabrera – Porto Alegre: AMGH, 2010.

SILVA, Maria José Albuquerque da; BRANDIM, Maria Rejane Lima. Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa Ano 1, no 1, pp. 56-66, jan/jun 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

DE SOUZA RODRIGUES, A. D. S.; GADELHA DA COSTA, L. CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 141–151, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410. Acesso em: 10 maio. 2024.