CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS
uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-10Keywords:
cultura, culturas amazônicas, educação nas amazônias, formação de professoresAbstract
O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.
References
CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.
CUCHE, Denys. A noção de cultura em Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2012.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 13ª reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 3-39. Título original: The interpre-tation of cultores.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. Ed. – 5. reimp. São Paulo: Atlas 2007.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 5ª ed. Manaus: Valer, 2015.
SANDÍN, Esteban Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições; tradução Miguel Cabrera – Porto Alegre: AMGH, 2010.
SILVA, Maria José Albuquerque da; BRANDIM, Maria Rejane Lima. Multiculturalismo e Educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa Ano 1, no 1, pp. 56-66, jan/jun 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.