A PRÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO ENSINO MULTICULTURAL NA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

educação multicultural, pluralidade cultural; prática escolar; região amazônica

Resumo

Na sociedade brasileira convivem sujeitos diversos, das mais variadas origens étnicas e costumes. Essa diversidade se explicita em visões de mundo, modos de vida e em comportamentos sociais. No entanto, mesmo em um país com tamanha pluralidade, a rejeição e a dificuldade na aceitação do outro são historicamente notórios e ainda permeiam nossa sociedade, desde o convívio escolar até a vida adulta. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa investigar como é abordada a prática multicultural no ambiente escolar, com foco na região amazônica brasileira, com o intuito de alvitrar uma reflexão acerca do cenário atual da prática escolar frente ao desafio da escola em abarcar diferentes manifestações culturais e sua ressignificação de saberes no contexto de sala de aula. Espera-se assim, fomentar o debate sobre o tema e propor novas discussões acerca do panorama observado. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica intensiva sobre a temática, com subsequente seleção e análise dos estudos considerados mais pertinentes. Os resultados indicam que as iniciativas educacionais dedicadas à multiculturalidade na região amazônica ainda são escassas e, muito embora a Amazônia seja notoriamente uma região marcadamente multicultural, as escolas ainda apresentam uma prática escolar voltadas à hegemonia e ao eurocentrismo. Deficiências nos currículos e na formação continuada de professores também foram evidenciados, comprometendo a efetivação da educação multicultural na região.

Biografia do Autor

Anivia da Silva Lima, Universidade Universidade Federal do Acre

Aluna do Programa de Iniciação Científica pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, Laboratório de Pesquisas em Etnociências, Ecologia e Conservação (EtnoLab), Universidade Universidade Federal do Acre (Ufac)

Igor Oliveira, Universidade Federal do Acre

Perofessor adjunto do curso de licenciatura indígena, Centro de Educação e Letras, campus Floresta, Universidade Federal do Acre. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnociências.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

DA SILVA LIMA, A.; OLIVEIRA, I. A PRÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO ENSINO MULTICULTURAL NA AMAZÔNIA. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 224–238, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5852. Acesso em: 19 abr. 2024.

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