Aluna do Programa de Iniciação Científica pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, Laboratório de Pesquisas em Etnociências, Ecologia e Conservação (EtnoLab), Universidade Universidade Federal do Acre (Ufac)
Perofessor adjunto do curso de licenciatura indígena, Centro de Educação e Letras, campus Floresta, Universidade Federal do Acre. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnociências.
Na sociedade brasileira convivem sujeitos diversos, das mais variadas origens étnicas e costumes. Essa diversidade se explicita em visões de mundo, modos de vida e em comportamentos sociais. No entanto, mesmo em um país com tamanha pluralidade, a rejeição e a dificuldade na aceitação do outro são historicamente notórios e ainda permeiam nossa sociedade, desde o convívio escolar até a vida adulta. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa investigar como é abordada a prática multicultural no ambiente escolar, com foco na região amazônica brasileira, com o intuito de alvitrar uma reflexão acerca do cenário atual da prática escolar frente ao desafio da escola em abarcar diferentes manifestações culturais e sua ressignificação de saberes no contexto de sala de aula. Espera-se assim, fomentar o debate sobre o tema e propor novas discussões acerca do panorama observado. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica intensiva sobre a temática, com subsequente seleção e análise dos estudos considerados mais pertinentes. Os resultados indicam que as iniciativas educacionais dedicadas à multiculturalidade na região amazônica ainda são escassas e, muito embora a Amazônia seja notoriamente uma região marcadamente multicultural, as escolas ainda apresentam uma prática escolar voltadas à hegemonia e ao eurocentrismo. Deficiências nos currículos e na formação continuada de professores também foram evidenciados, comprometendo a efetivação da educação multicultural na região.
Referências
ABU-EL-HAJ, M. F. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação. Amazonas, v. 4, n. 1, p. 195-213, 2019.
ARRETCHE, M. T. S. Emergência e Desenvolvimento do Welfare State: Teorias Explicativas. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais, n. 39, p. 3-40, 1995.
BANKS, J. A. Multicultural Education: Historical development, dimensions, and practice. Review of Research in Education, v. 19, p. 3-49, 1993.
BAUBIER, A. S.; REIS, M. A. O museu e a diversidade cultural na Amazônia: um olhar sobre o brinquedo indígena como objeto de educação intercultural. In: Seminario de investigación en museologia de los países de habla portuguesa y española. Buenos Aires, Argentina, Actas, p. 134-145, 2010.
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acessado em 19 de outubro de 2021.
BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acessado em 19 de outubro de 2021.
BRASIL. Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acessado em 19 de outubro de 2021.
CÂNCIO, R. N.; ARAÚJO, S. M. Educação escolar, saberes culturais e práticas educativas dos rezadores de almas na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.11, n. 4, p.1864-1884, 2016.
CARNEVSKIS, C.C. Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 10, n. 2, p. 50-63, 2014.
CAVALCANTE, M. S. N. Educação intercultural: uma possibilidade para o desenvolvimento de formas educativas diferenciadas. Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.
EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
ERBAŞ, Y. H. Dimensions of multicultural education: Pedagogical practices knowledge of
graduate students towards multicultural education in Turkey. Mediterranean Journal of Educational Research, v. 27, p. 142-181, 2019.
FLEURI, R. M. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 12. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2007.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere - Literatura. Folclore. Gramática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
GRISHAEVA, E. B. Multiculturalism as a Central Concept of Multiethnic and Polycultural Society Studies. Journal of Siberian Federal University. Humanities & Social Sciences, n.7, p. 916-922, 2012.
KYMLICKA, W. Multicultural citizenship: a liberal theory of minority rights. Reprint. Oxord University Press, 280 pp., 1996.
MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 2007
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. C. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, 2003.
MOREIRA, A. F. B; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
PATRÍCIA, M. A; AMARAL, N. F. G. Multiculturalismo folclórico e/ou multiculturalismo crítico: o que pratica a escola?. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade-Igarapé, Amazonas, v. 4, n. 1, p. 109-123, 2014.
PEREIRA, A. Educação multicultural: teorias e práticas. Porto, Portugal: Asas, 2004.
PEREIRA, C. J. T.; LIMA, I. D.; BENARROSH, P. F. P. M. Diálogo sobre a formação de educadores, currículo e multiculturalismo na Amazônia. Revista Labirinto, v. 15, p. 35-43, 2011.
TAVARES, R. M. M. Brinquedos e brincadeiras: patrimônio cultural da humanidade. Campinas: Pontes, UNESCO, 2004.
VALENTE, A. L. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999.
WYMAN, S. L. Como responder à diversidade cultural dos alunos. Tradução Vitor Oliveira. Portugal: Asas, 2000.