CURRÍCULOS DO ABJETO E DAS SEXUALIDADES NA ESCOLA

a polifonia das violências simbólicas, dos preconceitos e dos racismos cotidianos por meio de conteúdos digitais

Autores

Palavras-chave:

currículo, sexualidade, escola, violência simbólica

Resumo

Este estudo tem a intenção de envolver o tema da diversidade das sexualidades porque entende que este possa ser utilizado para conceituar as relações de poder-saber sobre os corpos de jovens atacados pelas redes de intolerância. Quanto à fundamentação teórica, o trabalho destaca estudos que apresentam essa arena social complexa de conflitos plurais entre discursos e currículos oficiais. O estudo aborda as pulsões violentas e desconexas que favorecem teorias conspiratórias infundadas, que engrossam ainda mais a constituição de violências simbólicas, preconceitos e racismos cotidianos, destaca também os subterfúgios da alteridade nos conteúdos digitais e a polifonia das violências simbólicas, dos preconceitos e das sexualidades na escola. Conclui-se que o Estado brasileiro age na exceção, melhor dizendo, na contradição. E desse modo afeta a escola na causalidade de fatos sociais e midiáticos, e de interações humanas que, na perspectiva de uma consciência nacional acrítica e involuntária, se movimentam para destituir o “outro”, ao invés de fortalecê-lo e dignificá-lo, na formação humana, pautada em diversidade sexual e através da liberdade de credos, gostos e opiniões.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (AC)

Atua profissionalmente como professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Estado do Acre, na área de Artes/Música. Possui mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC), com ênfase no Currículo, Formação de Professores e Trabalho Docente. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Acre (acadêmico transferido da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Atuou profissionalmente como professor substituto do Curso de Licenciatura em Música, na área da Educação Musical, vinculado ao Centro de Educação, Letras e Arte (CELA) da Universidade Federal do Acre, exercendo a docência nas disciplinas: Educação Musical, Práticas de Ensino, Cultura Musical Brasileira, Música e Educação Especial, Composição Musical e outras outras disciplinas vinculadas à área da Arte-Educação e Educação Musical. Como pesquisador é atuante com pesquisas voltadas para: a Arte-Educação, Educação Musical, Musica Decolonial, Práticas Criativas, para o Currículo de Formação de Professores de Arte, Praticas de Ensino e Trabalho Docente.

Referências

ALBUQUERQUE, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2007.

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

AQUINO, M. A. Cantoria dos pardais: educação, cultura e informação. João Pessoa: Editora universitária, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: edições 70, 2010.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto alegre: Sulina, 2013.

BUENO, S. F. Fascismo e Narcisismo na era digital. In: Teoria crítica da cultura digital: aspectos educacionais e psicológicos. São Paulo: Nankin, 2015.

CHAGAS, V. A cultura do memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas. São Paulo: Editora Universitária, 2020.

EMPOLI, G. Os engenheiros do caos. São Paulo: Vestígio, 2019.

GALLO, S. Deleuze e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Lisboa: Cobogô, 2020.

MBEMBE, A. Necropolítica. Revistas temáticas, nº 32, dez., 2016.

PARAÍSO, M. (orgs.). Metodologias de pesquisa pós-crítica em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

RIOFITIS, T. Violência do poder: o avesso do avesso. In: FREIRE, Renato [et. al.]. O poder do pensamento social: dissonâncias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

DA SILVA, C. E.; ROCHA, H. S. de M. CURRÍCULOS DO ABJETO E DAS SEXUALIDADES NA ESCOLA: a polifonia das violências simbólicas, dos preconceitos e dos racismos cotidianos por meio de conteúdos digitais. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 24–38, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5721. Acesso em: 26 abr. 2024.