CASAIS ENTRONIZADOS

HISTÓRIA E DISCURSO DE FOTOPINTURAS DE FAMÍLIAS UCRANIANAS EM PITANGA-PR

Palavras-chave: região, discurso, fotopintura

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir frente aos discursos visuais das fotopinturas que compõe as famílias Kraiczy, Volorate e Goronze, que perfazem alguns elementos para abordar este objeto de pesquisa fotográfico na região central do Paraná. É relevante este trabalho sobre as imagens dos casais de origem ucraniana, que participaram da formação do imaginário desta região paranaense na metade do século XX, em relação à análise de alguns aspectos que o referenciaram enquanto representações e práticas culturais, bem como suas contradições, disputas e permanências que engendraram os vários discursos sobre os embates territoriais do centro paranaense; cujas expressões visuais e dentro do ambiente rural e urbano, proporcionam uma idealização visual no interior de suas residências, servindo como um modelo de percepção de memória. A metodologia de análise das imagens deste cenário está relacionada ao contexto de todos os elementos presentes nas fotopinturas, do mesmo modo que a descrição de dados pertinentes a especificidade dos âmbitos pesquisados.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BEZZI, Meri Lourdes. Região desafios e embates contemporâneos. Rio Claro: PPGUNESP, 2003.

BOURDIEU, Pierre. O camponês e a fotografia. Curitiba: Revista Sociologia Política, 2006.

CANABARRO, Ivo. Fotografia, história e cultura fotográfica: Porto Alegre: aproximações. Estudos ibero-americanos. PUC-RS, 2005.

CHARTIER, Roger. Verbete Imagens. In: Burguiére, André. Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

______________Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: a arte de fazer; Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

__________Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Meneses, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

DELGADO, Lucilia de Almeida. História oral: memória, tempo, identidades – Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

ESPINDOLA, Haruf Salmen. Sociedade, natureza e território: contribuição para a história ambiental. In: NODA, Eunice Sueli e KLUG, João. (Orgs.). História ambiental emigrações. São Leopoldo: OIKOS, 2012.

FRANCO NETO, Fernando. Senhores e escravos no Paraná provincial: os padrões de
MAUAD, Ana Maria. O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual, Rio de Janeiro: Editora da UFF, 2008.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, José de Souza, ECKERT, Cornélia e NOVAES, Sylvia Caiuby Novaes (orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc, 2005.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. (org.) A construção do Paraná moderno. Políticos e política no governo do Paraná de 1930 a 1980. Curitiba: Seti, 2004. In: BANDEIRA, Eduel Domingues. Representações, memórias, identidades. Curitiba: SEED/PR, 2008.

OSBORNE, Richard. Dicionário de Sociologia. Versão em pdf. 2009.
PESAVENTO, Sandra Jatahy, História e História Cultural. Belo Horizonte: (Coleções históricas e reflexões), 2004.

____________Sandra Jatahy. Uma outra cidade: o mundo dos excluídos no final do século XIX. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.

PITANGA, Prefeitura Municipal. Perfil do Município de Pitanga. 2008.
RUSS, Jacqueline. Dicionário de filosofia. São Paulo: Ed. Scipione, 1994.
SOARES, Miguel A. P. A Representação da Morte. Imagens, memória e afeto. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.

STECA, Lucinéia Cunha, FLORES, Mariléia Dias. História do Paraná, do século XVI à década de 1950. Londrina: Eduel, 2011.

VAZ, Terezinha Aguiar. Lendário caminho do Peabiru na serra da Pitanga. Guarapuava: Grafel, 2002.
Publicado
2020-05-29
Como Citar
de Oliveira Andrade, H., Machado Guimarães, V., & Maçaneiro Ricardo, D. (2020). CASAIS ENTRONIZADOS: HISTÓRIA E DISCURSO DE FOTOPINTURAS DE FAMÍLIAS UCRANIANAS EM PITANGA-PR. REVISTA COMMUNITAS, 4(7), 241-280. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3193
Seção
Demanda Contínua