Forma, sentido e alteridade
apontamentos sobre o estatuto da palavra em Charaudeau e Volóchinov
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.1-8Palabras clave:
Palavra. Método sociológico. Semiolinguística.Resumen
A palavra em estreita relação com a alteridade e com a (co)produção de sentidos parece ser uma tônica do método sociológico proposto por Bakhtin e Círculo, assim como do olhar semiolinguístico de Patrick Charaudeau. O objetivo deste artigo é discutir a relação entre alteridade, forma e sentido para os teóricos citados. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e elencamos a palavra como eixo de análise. Primeiramente, apresentamos uma leitura do processo de dupla semiotização do mundo e o contrato de comunicação em Charaudeau, levando em conta tanto a relação de alteridade mais ampla, quanto a mais imediata na seleção das palavras que compõem o enunciado. Depois, apresentamos uma leitura do caráter ideológico do signo e de sua mutabilidade específica; tema e significação em Volóchinov. Finalmente, balizamos nossa discussão pelos construtos de representação social e ideologia, compreendendo o papel da forma na criação de sentidos em face ao outro.
Citas
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski (1963). Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. O freudismo: um esboço crítico (1927). Trad. Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias (2005). Trad. Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
PONZIO, Augusto. No Círculo com Mikhail Bakhtin. Trad. Valdemir Miotello, Hélio Pajeú, Carlos Turati e Daniela Mondardo. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.
STELLA, Paulo Rogério. Palavra. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2020, pp. 177 – 190.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926). In: ______. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, pp. 109 – 146.
VOLÓCHINOV, Valentin. As mais novas correntes do pensamento linguístico no Ocidente (1928). In: ______. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, pp. 147 – 182.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (1929). Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.