Walter Benjamin e a fotografia de Franz Kafka
confluências estético-biográficas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.1-10Palavras-chave:
Benjamin; Fotografia; Kafka; Memória; Discursividade crítica.Resumo
O ensaio A pequena história da fotografia de Walter Benjamin inscreve o singular relato da fotografia de Franz Kafka quando criança. Logo, o objetivo desse artigo é capturar mobilizações importantes de outros discursos circulantes por trás da opacidade do interdiscurso dessa imagem, os quais revelam traços marcantes da ideologia da época; sobretudo, pela reconstrução da memória pelo esquecimento. Propõe-se a hipótese que a fotografia de Kafka evidencia o arcabouço teórico do pensamento benjaminiano e sua convergência identitária com o autor de Praga – o fracasso exemplar –, o qual foi eleito por Benjamin como o novo narrador moderno. Como método, adotou-se a Análise do Discurso (AD) da matriz francesa, a partir de Michel Pêcheux e os apontamentos de Eni P. Orlandi em diálogo com Roland Barthes e os seus conceitos de Studium e Punctum em seu livro A câmara clara, assim como as análises críticas do próprio Benjamin sobre a fotografia.
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