Walter Benjamin e a fotografia de Franz Kafka
confluências estético-biográficas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.10.1-10Palabras clave:
Benjamin; Fotografia; Kafka; Memória; Discursividade crítica.Resumen
O ensaio A pequena história da fotografia de Walter Benjamin inscreve o singular relato da fotografia de Franz Kafka quando criança. Logo, o objetivo desse artigo é capturar mobilizações importantes de outros discursos circulantes por trás da opacidade do interdiscurso dessa imagem, os quais revelam traços marcantes da ideologia da época; sobretudo, pela reconstrução da memória pelo esquecimento. Propõe-se a hipótese que a fotografia de Kafka evidencia o arcabouço teórico do pensamento benjaminiano e sua convergência identitária com o autor de Praga – o fracasso exemplar –, o qual foi eleito por Benjamin como o novo narrador moderno. Como método, adotou-se a Análise do Discurso (AD) da matriz francesa, a partir de Michel Pêcheux e os apontamentos de Eni P. Orlandi em diálogo com Roland Barthes e os seus conceitos de Studium e Punctum em seu livro A câmara clara, assim como as análises críticas do próprio Benjamin sobre a fotografia.
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. RJ. Ed. Nova Fronteira. 1984.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense. 1987.
BENJAMIN, Walter. A Infância em Berlim por volta de 1900 In Obras Escolhidas II Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo. Editora Brasiliense. 1994.
FONTANARI, R. Como ler imagens? A lição de Roland Barthes. Galaxia (São Paulo, Online), n. 31, p. 144-155, abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016122392.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
OLIVEIRA, Luis Inácio. Do canto e do silêncio das sereias: um ensaio à luz da teoria de Walter Benjamin. São Paulo. Editora EDUC. (2008).
ORLANDI, Eni P. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo, Campinas, Editora Pontes. 2007.
ORLANDI, Eni P. Ler o Arquivo Hoje. In: ORLANDI, E. Gestos de Leitura, Ed. Unicamp, Campinas, 2014.
PÊCHEUX, Michel. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.19. Campinas: Unicamp. 1990, p. 7-24.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-1969). In: GADET Francoise; HAK, Tony (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. De Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 2010. p. 59-158.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988.
ROUANET, Paulo Sergio. As Razões do Iluminismo. SP. Companhia das Letras. 1987.
SILVA, Jonathan Raphael Bertassi; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Análise discursiva das legendas e fotografias do jornal Brasil de Fato. Significação. 2009. Nº 31, p. 111-127.
SCHOLEM, Gerson. Correspondência (1933-1940). São Paulo: Ed. Perspectiva.1993.
WITTE, Bernd. Walter Benjamin: uma biografia. Tradução de Romero Freitas. BH. Editora Autêntica. 2017.