A inscrição parresiástica do dizer sobre a educação nacional
efeitos de verdade e de subjetivação
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.2-20Palavras-chave:
Discurso. Educação Brasileira. Self do Professor.Resumo
Este trabalho objetiva discutir a marcação discursiva dos textos oficiais da educação brasileira, tocando no conjunto de dizibilidades midiáticas que transitam a partir deles. Importa analisar a verdade como uma produção atrelada a condições históricas determinadas pela relação saber-poder, o que permite discutir o sentido como um efeito e o discurso como prática, ambos funcionando como marcadores de subjetividade e como balizadores de um self do professor. Além disso, volta-se para a produção da verdade e para os efeitos de parresía vinculados à legislação nacional e ao sujeito-professor, sob o trajeto do franco-falar. O trabalho ancora-se nos estudos da Análise do Discurso de tradição francesa e no método arqueogenealógico de Michel Foucault. O estudo aponta para a produção de saberes e circulação de verdades que marcam a subjetividade/self do professor, a partir de uma positividade que instiga e imputa determinadas formas de ser e modos de agir.
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