A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MAIS RECENTES RESOLUÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE)
PROBLEMATIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-10Keywords:
Formação Inicial. Educação Física. Diretrizes Curriculares Nacionais. AtuaçãoAbstract
This article presents implications produced diacronically, at present, on the results of an investigation developed between the years 2016 and 2018, which was dedicated to the initial training in Physical Education / professional performance. Such implications result from placing the results of the investigation in the light of more recent resolutions of the National Education Council (CNE / CES nº 6/2018 and CNE / CP nº 2/2019). When presenting the main results of the referred investigation, the way in which they were produced is inventoried, soon afterwards, these are treated considering the highlighted resolutions. As the main resulting implication, the opportunity to offer an integrated degree and bachelor's degree in the same initial training course in Physical Education is highlighted, following the publication of resolution CNE / CES nº 6/2018.
References
BETTI, Irene Rangel. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. Revista Motriz - Volume 2, Número 1, Junho/1996.
BETTI, Mauro. Perspectivas na formação profissional. In: Educação Física & Esportes: Perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus 1992. – (Coleção Corpo & Motricidade).
BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de Setembro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm>. Acesso em 29/05/2020.
______. Ofício nº. 158, de 21 de junho de 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14538-pces158-13-1&category_slug=novembro-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21/03/2019
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, de 31 de Março de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf>. Acesso em: 29/25/2020
______. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 25/04/2020.
______. Lei 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm>. Acesso em: 12/05/2020
______. Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file Acesso em: 28/05/2020
______. Resolução Nº 6, de 18 de Dezembro e 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877795. Acesso em: 14/03/2020
______. Resolução Nº 2, de 20 de Dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 07/03/2020
CONTREIRA, Clairton. As percepções de professores do ensino superior sobre a atual divisão curricular do curso de Educação Física em licenciatura e bacharelado: um estudo de caso. Espaço do currículo, v.7, n.2, p.336-349, Maio a Agosto de 2014.
FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de. Perspectivas na formação profissional em Educação Física. In: Educação Física & Esportes: Perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus 1992. – (Coleção Corpo & Motricidade).
FOUCAULT, Michel. Polêmica, política e problematizações. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
MAIA, Júlio César. A produção científica sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação Física (DCNEF): Determinações históricas e implicações para formação e intervenção profissional. Revista Movimento, v.26, p.13. 2020.