A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA?

Autores

Palavras-chave:

escolas krahô; conhecimentos; identidade

Resumo

 

O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

MEIRELES, J. M. R. A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA?. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 234–249, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484. Acesso em: 18 abr. 2024.