Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 7 Núm. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-22
Enviado
January 9, 2024
Publicado
2024-01-09

Resumen

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tinha como finalidade entender como se deu o processo de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na Craveiro Costa, abordaremos no referido trabalho os caminhos da educação integral no Acre como forma de compreendermos as mudanças que ocorre no chão da escola. Para isso, utilizamos como caminhos metodológicos a pesquisa no/do/com o cotidiano e como estratégia as rodas de conversas. Assim, apresentamos os diálogos que tivemos com os professores sobre a compreensão deles em relação a Educação Integral, planejamento e como se desenvolvem as atividades na Escola de Tempo Integral Craveiro Costa, bem como a participação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em todo processo de implementação, bem como no planejamento e na execução do programa na escola, o que nos levar a compreender por meio da pesquisa que há uma formação voltada para as avaliações, resultados e desempenhos.

Citas

  1. ALVES, N. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memorias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
  2. BAUER, A. Do direito à educação à noção de quase-mercado: tensões na política de educação básica brasileira. In: Revista brasileira de política e administração da educação, Recife, v. 24, n. 3, p. 557-575, set./dez. 2008.
  3. BEGNINI. S; CASAGRANDE. A Educação integral em tempo integral: O planejamento como ferramenta na gestão. REGET - V. 18 n. 4 Dez. 2014, p.1430-1442
  4. BRAGANÇA, I. F. S; PEREZ, J. G. M. Formação Continuada em Escolas de Tempo Integral: narrativas de professoras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1161-1182, out./dez. 2016.
  5. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
  6. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. p. 292
  7. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
  8. Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
  9. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Parecer 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
  10. CAVALIERE; A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1015-1035, out. 2007
  11. CAVALIERE, A. M. V. As zonas de educação prioritária francesas: repercussões e paralelos no Brasil. In: MAURÍCIO, L. V. (Org.). Tempos e espaços escolares: experiências, políticas e debates no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Ponteio, 2014.
  12. CAVALIERE, A.M. Escolas públicas de tempo integral: uma ideia forte, uma experiência frágil In: CAVALIERE, A.M.; COELHO, L.M.C. Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 93-111.
  13. CARVALHO, F. R. S. Educação Integral no Município de Ariquemes: uma leitura curricular do Programa Escola do Novo Tempo – Ensino Médio de Tempo Integral. Porto Velho, RO, 2018.
  14. GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. – (Educação Cidadã; 4).
  15. GOMES, T. C. A educação integral e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: singularidades desta política em uma escola estadual. / Tânia Castro Gomes. – Santarém, Pará, 2017
  16. GONÇALVES, R. M. Bricolagens praticadas e políticas práticas de currículos nos cotidianos escolares / Rafael Marques Gonçalves. Rio de Janeiro/ UERJ, 2018.
  17. MAURÍCIO; L. V. Ampliação da jornada escolar: configurações próprias para diferentes contextos – Brasil e Europa. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 85, p. 875-898, out./dez. 2014.
  18. MAURÍCIO, L. V. Escola Pública de Horário Integral: representações do jornal O Globo Educação & Realidade, vol. 34, núm. 3, septiembre-diciembre, 2009, pp. 247-265 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.
  19. NEVES, E. B. T; GAUDIO, E. V. Metodologias de êxito da escola de tempo integral e seus impactos na avaliação externa de matemática (paebes/2015). XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

Artículos más leídos del mismo autor/a