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Enviado
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November 10, 2019
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Publicado
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2019-12-10
Resumen
A proposta do ensaio é refletir sobre o espaço marítimo a partir de duas histórias desencontradas, mas que se cruzam em razão do seu desfecho coincidente: o misterioso desaparecimento no oceano. São os casos do artista holandês Bas Jan Ader, que some na imensidão em 1975, durante a segunda parte da performance In search of the miraculous, e do engenheiro elétrico inglês Donald Crowhurst, que nunca mais é visto depois de participar da Golden Globe Race, em 1968. A ideia é insistir no caráter liso, e não estriado, do mar, como postulam Deleuze e Guatarri. Na linha de Foucault, o objetivo é estabelecer os veleiros dos personagens que protagonizam este texto como o lugar por excelência da heterotopia. Através de uma breve pesquisa biográfica e de contribuições literárias e filosóficas acerca do mar, a proposta é pensar Ader e Crowhusrt na contramão de Ulisses.
Citas
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