TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA AUTISTAS
uma análise das aplicações o FunRoutine, MITA e Matraquinha
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-4Keywords:
Tecnologias educacionais, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Aplicativos educacionais para TEA, Usabilidade e acessibilidadeAbstract
Este estudo investiga o uso de tecnologias digitais educacionais para autistas, analisando suas possibilidades na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo foi conduzido em duas fases: análise de aplicativos existentes e avaliação detalhada da usabilidade, acessibilidade e design dessas ferramentas. Dados foram coletados por meio de observação direta e analisados com técnicas de análise de conteúdo, garantindo validade e confiabilidade dos resultados e fornecendo recomendações práticas para o desenvolvimento de aplicativos educacionais para autistas. A pesquisa revelou uma variedade de aplicativos educacionais projetados para apoiar o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacam-se FunRoutine, MITA e Matraquinha, cada um com funcionalidades específicas, como comunicação aumentativa e alternativa, desenvolvimento de habilidades de leitura e organização de rotinas diárias. Esses resultados ressaltam a importância das ferramentas tecnológicas na educação especial, fornecendo meios práticos para promover o desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo de pessoas com TEA. A análise dos aplicativos FunRoutine, Matraquinha e MITA destaca aspectos como usabilidade, acessibilidade, adaptabilidade e requisitos técnicos para atender efetivamente às necessidades das crianças com TEA. No entanto, os comentários dos usuários apontam áreas comuns de melhoria, como personalização de vozes, inclusão de funcionalidades offline e suporte multimodal para atender a diversas necessidades sensoriais. Os resultados enfatizam a necessidade de maior investimento no desenvolvimento e adaptação cultural e linguística de aplicativos educacionais para o português, destacando a importância de rotinas estruturadas e intervenções personalizadas na educação especial.
Downloads
References
AHMAD, Wan Fatimah Wan; ZULKHARNAIN, Nur Adilla Binti. Development of a Mobile Application Using Augmentative and Alternative Communication and Video Modelling for Autistic Children. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 12, n. 4, 2020.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Washington, DC: American Psychiatric Association, 2013.
BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BECK, Kelly B. Mindfulness-Based Interventions. In: PSYCHOLOGICAL THERAPIES FOR ADULTS WITH AUTISM. New York, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1093/med-psych/9780197548462.003.0010. Acesso em: 6 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Transtorno do Espectro Autista: entenda os sinais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acesso em: 13 abr. 2024.
GANZ, J. B.; FLORES, M. M. The effectiveness of direct instruction for teaching language to children with autism spectrum disorders: Identifying materials. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 39, n. 1, p. 75-83, 2009.
GREEN, V. A.; SCHARF, I.; COLLINS, S. Using smartphone technology to manage behavioral interventions for autism. Behavioral Interventions, v. 35, n. 1, p. 73-85, 2020.
HUME, K.; ODOM, S. L. Effects of an individual work system on the independent functioning of students with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 43, n. 6, p. 1403-1419, 2013.
JONES, R. M.; KIENTZ, J. A. Technology-based interventions in social skills training for autism spectrum disorder. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 59, n. 5, p. 491-500, 2018.
MARTIN, F.; ERTZBERGER, J. Feedback and multimedia learning: Benefits for learners with developmental disorders. Educational Psychology Review, v. 33, n. 1, p. 95-116, 2021.
PHAM, A. V.; BENNETT, K. D.; ZETINA, H. Technology-Aided Interventions for Individuals With Autism: Implications for Policy and Practice. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, v. 6, n. 2, p. 202-209, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
SANTOS, Regina Kelly dos; VIEIRA, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva. Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional. Universidade em Movimento: Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas, v. 3, n. 1, p. 1-20, 2017.
SILVEIRA, Lisiane Corrêa Gomes; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Tecnologias educacionais no contexto da pandemia de COVID-19: guia de diretrizes para a interface de apps inclusivos voltados a crianças com TEA. Revista Thema, v. 21, n. 2, p. 444-464, 2022.
SMITH, J. Effectiveness of mobile applications in behavior modification in autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 50, n. 8, p. 2837-2845, 2020.
WEIZENMANN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, e217841, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.