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Articles

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

AS PROPOSTAS E AS AÇÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS DO RIO GRANDE DO SUL DE 1971 A 2021

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-21
Submitted
March 1, 2024
Published
2024-04-30

Abstract

O presente artigo aborda  as propostas e as ações para a Educação Profissional,  no período de 1971 a 2021, nos Governos Estaduais do Rio Grande do Sul. Parte da problematização de quais foram as propostas e as ações para a Educação Profissional, no período em análise, cujo objetivo foi verificar se houve propostas para a Educação Profissional nos planos de governo para o pleito majoritário estadual e, já na condição de governo, quais foram as ações desenvolvidas no período pesquisado. No estudo, utilizou-se da pesquisa documental e da análise dos documentos denominados de planos de governos e das Mensagens à Assembleia Legislativa dos governos de Euclides Triches, Sinval Guazzelli, Amaral de Souza, Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antônio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro, Ivo Sartori e Eduardo Leite com relação às propostas para a Educação Profissional e sua oferta na Rede Estadual de Educação. Conclui-se que no plano de governo da maioria dos governos não ficou claro a referência ou prioridade para a Educação Profissional, inclusive não se localizou a expressão ‘Educação Profissional’ em alguns deles, nem, tampouco, uma política própria para Educação Profissional. No entanto, ficou evidenciado que nos governos populares, em especial, no de Olívio Dutra, houve interesse e preocupação com a Educação Profissional.

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