FORMAÇÃO DE PROFESSORES
um trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-9Keywords:
Universidade e Escola., Formação de Professores., Grupo PET Conexões de Saberes., Projetos Interdisciplinares., Profissão Docente.Abstract
Abarcar a questão da experiência docente na tríplice dimensão dos sentidos e da intencionalidade interdisciplinar que requer cuidados de diferentes ordens, ou seja, cuidados ao relacionar os saberes da formação inicial ao espaço e aos tempos vividos pelo (futuro) professor, de modo a inspirar suas ações. Para lidar com esta complexidade, defendemos que os cursos de formação de professores possibilitem a construção, a revisão e o estudo de abordagens pedagógicas distintas, de modo articulado ao ambiente escolar. Abordagens alicerçadas em perspectivas dialógicas e colaborativas, dentre as quais destacamos a interdisciplinaridade neste estudo de caso, conforme pesquisa desenvolvida com quatro egressos do Grupo PET- Conexões de Saberes Interdisciplinar da Universidade Federal XXXXXXX, entre 2020 a 2022. As informações que emergiram deste percurso decorreram de análise documental, gravações em áudio do acompanhamento da pesquisadora durante as reuniões do Grupo PET, das mensagens trocadas via aplicativo de WhatsApp, do diário de campo da pesquisadora e das entrevistas narrativas realizadas com os sujeitos envolvidos, participantes do referido Grupo. Em termos metodológicos, este trabalho oferece uma contribuição que não se caracteriza em etapas rígidas de uma receita padronizada, sob o risco de perder a vitalidade e o movimento próprio de cada projeto, mas oferece pistas que podem ajudar a avançar na construção de ambientes mais humanos fundados em percursos únicos voltados ao coletivo, respeitando e valorizando diferentes saberes e possibilidades de aprendizagem. A presente pesquisa realizada durante o processo de doutoramento contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
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