FORMAÇÃO DE PROFESSORES

um trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-9

Keywords:

Universidade e Escola., Formação de Professores., Grupo PET Conexões de Saberes., Projetos Interdisciplinares., Profissão Docente.

Abstract

Abarcar a questão da experiência docente na tríplice dimensão dos sentidos e da intencionalidade interdisciplinar que requer cuidados de diferentes ordens, ou seja, cuidados ao relacionar os saberes da formação inicial ao espaço e aos tempos vividos pelo (futuro) professor, de modo a inspirar suas ações. Para lidar com esta complexidade, defendemos que os cursos de formação de professores possibilitem a construção, a revisão e o estudo de abordagens pedagógicas distintas, de modo articulado ao ambiente escolar. Abordagens alicerçadas em perspectivas dialógicas e colaborativas, dentre as quais destacamos a interdisciplinaridade neste estudo de caso, conforme pesquisa desenvolvida com quatro egressos do Grupo PET- Conexões de Saberes Interdisciplinar da Universidade Federal XXXXXXX, entre 2020 a 2022. As informações que emergiram deste percurso decorreram de análise documental, gravações em áudio do acompanhamento da pesquisadora durante as reuniões do Grupo PET, das mensagens trocadas via aplicativo de WhatsApp, do diário de campo da pesquisadora e das entrevistas narrativas realizadas com os sujeitos envolvidos, participantes do referido Grupo. Em termos metodológicos, este trabalho oferece uma contribuição que não se caracteriza em etapas rígidas de uma receita padronizada, sob o risco de perder a vitalidade e o movimento próprio de cada projeto, mas oferece pistas que podem ajudar a avançar na construção de ambientes mais humanos fundados em percursos únicos voltados ao coletivo, respeitando e valorizando diferentes saberes e possibilidades de aprendizagem. A presente pesquisa realizada durante o processo de doutoramento contou com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cyntia de Souza Bastos Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda (Doutorado em Educação - PPGE/UFF)  

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2020 e 2022; Professora da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática desenvolve projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes a formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF. Integra a Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes Interdisciplinar, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3715055413703709

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2938-2121

References

BRAGANÇA, I. F. de S. Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas. Linhas Críticas, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47919. Acesso em: 10 set. 2023.

BRAGANÇA, I. F. S; OSSA, D. L. M. As duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3312. Acesso em: 15 set. 2023.

GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 100, p. 29-41, dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2021.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

MORAIS, J. de S. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2023.

NÓVOA, A. A Metamorfose da Escola. Revista Militar. Lisboa. vol. 72. n. 2616, p. 33-42, jan. 2020. Disponível em: https://www.revistamilitar.pt/recursos/files/2020/Revista_Militar_Jan_2020.pdf. Acesso em: 23 out. 2022.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2021.

NÓVOA, A.; ALVIM, Yara C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 Set. 2023.

RICOEUR, P. A vida: uma narrativa em busca do narrador. Escritos e Conferência 1: em torno da psicanálise. Edições: Loyola, 2010. Tradução Edson Bini. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4731462&forceview=1. Acesso em: 10 set. 2023.

SARTRE, J. O existencialismo é um humanismo. In: Os Pensadores v. XL. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

SOARES, M. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

WARSCHAUER, C. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

Published

2025-03-27

How to Cite

DE SOUZA BASTOS REZENDE, Cyntia; VASCONCELLOS, Mônica. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8011, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8011. Acesso em: 2 apr. 2025.

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.