A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

um desafio e uma possibilidade para habitar a docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-7

Palavras-chave:

universidade e escola; experiências pedagógicas; formação de professores.

Resumo

A produção deste texto surgiu a partir de uma experiência formativa na disciplina eletiva Formação de Professores – diálogos entre Currículo e Didática, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A disciplina seguiu organizada a partir do tema Formação de Professores, abarcando duas categorias de destaque: a primeira delas dialogou com as perspectivas do campo Formação de professores em interseção com os de Currículo e Didática, preconizando divisar o singular e o comum epistêmico de cada um; a segunda transcorreu a partir de quatro encontros através de seminários transdisciplinares e interuniversitários com o título Transformar, voltado para a reflexão sobre a escola, os professores, a formação e a pesquisa. O estudo abrangeu a leitura dos textos concernentes às categorias de análise da disciplina, e a contribuição de estudiosos da área apontando para a centralidade da indissociabilidade das relações entre escola e universidade, entre ensino e pesquisa, como elos que podem contribuir para o desenvolvimento orgânico das relações estabelecidas no interior das instituições abrangidas, com foco especial para as aprendizagens profissionais.

Biografia do Autor

Barbara Maia das Neves, FAETERJ - Itaperuna

Possui graduação em Letras Inglês Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ciência da Literatura Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora de inglês da rede FAETEC na área de língua inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças, preconceito, ciência, identidades, arquétipos, sexualidade, identidade, determinismo biológico e feminismo, sociedade, ciência e ecologia, sociedade. Mais recentemente tem trabalhado também com atividades ligadas à tradução/versão de textos em português e inglês e também à revisão destes.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

DE SOUZA BASTOS REZENDE, C.; MAIA DAS NEVES, B. . A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: um desafio e uma possibilidade para habitar a docência. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 92–102, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6325. Acesso em: 29 abr. 2024.