A produção deste texto surgiu a partir de uma experiência formativa na disciplina eletiva Formação de Professores – diálogos entre Currículo e Didática, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A disciplina seguiu organizada a partir do tema Formação de Professores, abarcando duas categorias de destaque: a primeira delas dialogou com as perspectivas do campo Formação de professores em interseção com os de Currículo e Didática, preconizando divisar o singular e o comum epistêmico de cada um; a segunda transcorreu a partir de quatro encontros através de seminários transdisciplinares e interuniversitários com o título Transformar, voltado para a reflexão sobre a escola, os professores, a formação e a pesquisa. O estudo abrangeu a leitura dos textos concernentes às categorias de análise da disciplina, e a contribuição de estudiosos da área apontando para a centralidade da indissociabilidade das relações entre escola e universidade, entre ensino e pesquisa, como elos que podem contribuir para o desenvolvimento orgânico das relações estabelecidas no interior das instituições abrangidas, com foco especial para as aprendizagens profissionais.