A UNIVERSIDADE E A ESCOLA
um desafio e uma possibilidade para habitar a docência
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-7Keywords:
universidade e escola; experiências pedagógicas; formação de professores.Abstract
A produção deste texto surgiu a partir de uma experiência formativa na disciplina eletiva Formação de Professores – diálogos entre Currículo e Didática, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A disciplina seguiu organizada a partir do tema Formação de Professores, abarcando duas categorias de destaque: a primeira delas dialogou com as perspectivas do campo Formação de professores em interseção com os de Currículo e Didática, preconizando divisar o singular e o comum epistêmico de cada um; a segunda transcorreu a partir de quatro encontros através de seminários transdisciplinares e interuniversitários com o título Transformar, voltado para a reflexão sobre a escola, os professores, a formação e a pesquisa. O estudo abrangeu a leitura dos textos concernentes às categorias de análise da disciplina, e a contribuição de estudiosos da área apontando para a centralidade da indissociabilidade das relações entre escola e universidade, entre ensino e pesquisa, como elos que podem contribuir para o desenvolvimento orgânico das relações estabelecidas no interior das instituições abrangidas, com foco especial para as aprendizagens profissionais.
References
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez., 2010.
BELLO, I. M. Formação, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
CANDAU, V. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial, n. 8, jan./abr., 2020, p. 28-44.
CRUZ, G. B. da. Didática e formação de professores. Apresentação Tema em Destaque. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1100-1105, out./dez., 2017.
CRUZ, G. B. da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1166-1195, out./dez., 2017.
DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 92, n. 230, jan/abril, 2011.
GABRIEL, C. T. Currículo e construção de um comum: articulações insurgentes em uma política institucional de formação docente. Revista E Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1545-1565, out/dez, 2019.
GATTI, B. A. Atratividade da carreira docente: relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Victor Civita, 2009. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt>Acesso em: 16 nov. 2021.
IBIAPINA, I. M. L. de M.; BANDEIRA, H. M. M.; ARAUJO, F. M. (Orgs.). Pesquisa Colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, mai/ago de 2005.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da; BOING, L. A. A Pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v.14, n. 42, set/dez, 2009.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professores da educação básica. Revista E Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul/set, 2021.
MOREIRA, A. F. B. Formação de professores e Currículo: questões em debate. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 35-50, jan./mar., 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nN7CDXTbrMNHdGMxxcGgHws/?lang=pt&format=pdf> Acesso em: 09 nov. 2021.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 95.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade. v. 42, 2021. p. 1-16. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, out./dez. 2017.
NÓVOA. A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Didática, currículo e formação de professores: relações históricas e emancipadoras. In: CANDAU, V.; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. (orgs). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2020. p. 213-229.
PACHECO, J. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Os campos do currículo e da didática. In: OLIVEIRA, M. R. N. S.; PACHECO, J. A. (orgs). Currículo, didática e formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2013. p. 21-44.
PIMENTA, S. G. et al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Rev. Bras. Educ. v.18. n.52. Rio de Janeiro jan./mar. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RFYZ7MKBRypV7WhmcFP34NP/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
REZENDE, C. de S. B.; VASCONCELLOS. Entre narrativas e práticas de formação: uma professora, um grupo e um projeto interdisciplinar que muda pequenas realidades. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
ROLDÃO, M. do C. Currículo, didática e formação de professores – a triangulação esquecida? In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.). Professor: formação, saberes e problemas. Porto/PT: Porto Editora, 2014. p. 93-104.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.