Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: um desafio e uma possibilidade para habitar a docência

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-7
Submitted
October 29, 2022
Published
2023-12-18

Abstract

A produção deste texto surgiu a partir de uma experiência formativa na disciplina eletiva Formação de Professores – diálogos entre Currículo e Didática, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A disciplina seguiu organizada a partir do tema Formação de Professores, abarcando duas categorias de destaque: a primeira delas dialogou com as perspectivas do campo Formação de professores em interseção com os de Currículo e Didática, preconizando divisar o singular e o comum epistêmico de cada um; a segunda transcorreu a partir de quatro encontros através de seminários transdisciplinares e interuniversitários com o título Transformar, voltado para a reflexão sobre a escola, os professores, a formação e a pesquisa. O estudo abrangeu a leitura dos textos concernentes às categorias de análise da disciplina, e a contribuição de estudiosos da área apontando para a centralidade da indissociabilidade das relações entre escola e universidade, entre ensino e pesquisa, como elos que podem contribuir para o desenvolvimento orgânico das relações estabelecidas no interior das instituições abrangidas, com foco especial para as aprendizagens profissionais.

References

  1. ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez., 2010.
  2. BELLO, I. M. Formação, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
  3. CANDAU, V. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial, n. 8, jan./abr., 2020, p. 28-44.
  4. CRUZ, G. B. da. Didática e formação de professores. Apresentação Tema em Destaque. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1100-1105, out./dez., 2017.
  5. CRUZ, G. B. da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n. 166, p. 1166-1195, out./dez., 2017.
  6. DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 92, n. 230, jan/abril, 2011.
  7. GABRIEL, C. T. Currículo e construção de um comum: articulações insurgentes em uma política institucional de formação docente. Revista E Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1545-1565, out/dez, 2019.
  8. GATTI, B. A. Atratividade da carreira docente: relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Victor Civita, 2009. Disponível em:
  9. <https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt>Acesso em: 16 nov. 2021.
  10. IBIAPINA, I. M. L. de M.; BANDEIRA, H. M. M.; ARAUJO, F. M. (Orgs.). Pesquisa Colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2016.
  11. LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, mai/ago de 2005.
  12. LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da; BOING, L. A. A Pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v.14, n. 42, set/dez, 2009.
  13. MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. O esvaziamento da didática e da pedagogia na (nova) BNC de formação inicial de professores da educação básica. Revista E Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1014-1035, jul/set, 2021.
  14. MOREIRA, A. F. B. Formação de professores e Currículo: questões em debate. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 110, p. 35-50, jan./mar., 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nN7CDXTbrMNHdGMxxcGgHws/?lang=pt&format=pdf> Acesso em: 09 nov. 2021.
  15. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
  16. NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009, p. 95.
  17. NÓVOA, A.; ALVIM, Y. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade. v. 42, 2021. p. 1-16. Disponível em:
  18. <https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
  19. NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, out./dez. 2017.
  20. NÓVOA. A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
  21. OLIVEIRA, M. R. N. S. Didática, currículo e formação de professores: relações históricas e emancipadoras. In: CANDAU, V.; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. (orgs). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2020. p. 213-229.
  22. PACHECO, J. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Os campos do currículo e da didática. In: OLIVEIRA, M. R. N. S.; PACHECO, J. A. (orgs). Currículo, didática e formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2013. p. 21-44.
  23. PIMENTA, S. G. et al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Rev. Bras. Educ. v.18. n.52. Rio de Janeiro jan./mar. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RFYZ7MKBRypV7WhmcFP34NP/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 nov. 2021.
  24. REZENDE, C. de S. B.; VASCONCELLOS. Entre narrativas e práticas de formação: uma professora, um grupo e um projeto interdisciplinar que muda pequenas realidades. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
  25. ROLDÃO, M. do C. Currículo, didática e formação de professores – a triangulação esquecida? In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.). Professor: formação, saberes e problemas. Porto/PT: Porto Editora, 2014. p. 93-104.
  26. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.