EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS

a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense

Autores

  • Beatriz Batistela Silva Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-2

Palavras-chave:

Socioeducação, Degase, EJA, Educação popular, literatura, cinema, sala de leitura, Pedagogia do Cinema, narrativas autobiográficas, pesquisa-ação

Resumo

Este artigo foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de educação popular em um ciclo de oficinas de formação de leitores, escritores e da Pedagogia do Cinema de Alain Bergala com adolescentes privados de liberdade em uma sala de leitura localizada na unidade provisória Cense Ilha do Degase. Cotejando experiências, observações pessoais e sensíveis com uma pesquisa bibliográfica e teórica, discuto a realidade da juventude encarcerada à luz de uma educação para a liberdade. Entendendo qual minha identidade enquanto educadora, quem são os adolescentes interlocutores desta pesquisa, o presente trabalho reflete sobre desafios e potencialidades de um fazer educação que ultrapasse os limites impostos pela escola e pelo currículo, despertando sensibilidades estéticas e contribuindo para a formação de identidades fortalecidas, a partir do olhar para o vínculo educador-educando. 

A partir da metodologia de pesquisa-ação e da opção pela voz discursiva autobiográfica, o presente trabalho faz um mergulho pela realidade encontrada na unidade provisória Cense Ilha, discutindo também a relação entre literatura e cinema e as possibilidades de uma educação estética e artística prática. 

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

BATISTELA SILVA RODRIGUES, B. EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 14–30, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950. Acesso em: 26 abr. 2024.