Demanda Contínua
v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS
EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
Universidade Federal Fluminense
Resumo
Este artigo foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de educação popular em um ciclo de oficinas de formação de leitores, escritores e da Pedagogia do Cinema de Alain Bergala com adolescentes privados de liberdade em uma sala de leitura localizada na unidade provisória Cense Ilha do Degase. Cotejando experiências, observações pessoais e sensíveis com uma pesquisa bibliográfica e teórica, discuto a realidade da juventude encarcerada à luz de uma educação para a liberdade. Entendendo qual minha identidade enquanto educadora, quem são os adolescentes interlocutores desta pesquisa, o presente trabalho reflete sobre desafios e potencialidades de um fazer educação que ultrapasse os limites impostos pela escola e pelo currículo, despertando sensibilidades estéticas e contribuindo para a formação de identidades fortalecidas, a partir do olhar para o vínculo educador-educando.
A partir da metodologia de pesquisa-ação e da opção pela voz discursiva autobiográfica, o presente trabalho faz um mergulho pela realidade encontrada na unidade provisória Cense Ilha, discutindo também a relação entre literatura e cinema e as possibilidades de uma educação estética e artística prática.
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