SEREIAS BÊBADAS:

METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO

Autores

Palavras-chave:

Adriana Varejão, arte, corpo, gênero

Resumo

 O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

CECILIA RIBAS BORGES TEIXEIRA, N. SEREIAS BÊBADAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 9–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405. Acesso em: 29 mar. 2024.