Interculturalizarte
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.2-8Palabras clave:
Estereótipo. Ensino-aprendizagem. Arte. Cultura Guarani Kaiowa. Conhecimento.Resumen
Este trabalho consiste em reflexões sobre uma intervenção pedagógica realizada na disciplina de artes para abordar as relações interculturais entre indígenas e não índios. Objetiva-se analisar se a atividade proposta alcançou seu objetivo que era o de desconstruir preconceitos e estereótipos em relação aos indígenas por meio de atividades de artísticas. Para alcançar esse objetivo, foram realizados, com os alunos, debates, rodas de conversa, oficina de pintura e visita a uma reserva indígena. A fundamentação teórica que norteou a execução da referida intervenção e as reflexões sobre essa atividade vem de diferentes áreas do conhecimento, tais como da Linguística Cognitiva (KÖVECSES, 2005), dos Estudos Culturais (BHABHA,1998), da Antropologia sobre os Kaiowa (BENITES, 2012), e de estudos sobre artes e ensino (BARBOSA, 2003). Os resultados deste trabalho apontam que houve sensibilização dos alunos não índios em relação aos indígenas, o aprofundamento de conhecimentos sobre as questões indígenas, sobre o conceito de cultura e a importância de se diversificar maneiras de abordagens pedagógicas.
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