Situando as relações raciais e representações sobre mestiçagem em escolas acrianas
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.9.1-1Palavras-chave:
Racismo. Mestiçagem. Acre. Escolas. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, buscando compreender como professores e gestores de quatro escolas públicas de Rio Branco, no Acre, põem em ação a política sobre o tema estabelecida pela Lei nº 10.639/2003. A metodologia utilizada foi de grupos focais, aplicados em professores e gestores das escolas. Os resultados indicam que os atos dos professores e gestores são influenciados pelas suas crenças sobre raça, racismo, discriminação racial, formação histórica local e mestiçagem e mediam, entre outros, a importância de conteúdos escolares e de políticas a serem implementadas, como, neste caso, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A negação da discriminação racial se torna um dos mecanismos de não-implementação das prescrições do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
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