Situando as relações raciais e representações sobre mestiçagem em escolas acrianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.9.1-1

Palavras-chave:

Racismo. Mestiçagem. Acre. Escolas. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, buscando compreender como professores e gestores de quatro escolas públicas de Rio Branco, no Acre, põem em ação a política sobre o tema estabelecida pela Lei nº 10.639/2003. A metodologia utilizada foi de grupos focais, aplicados em professores e gestores das escolas. Os resultados indicam que os atos dos professores e gestores são influenciados pelas suas crenças sobre raça, racismo, discriminação racial, formação histórica local e mestiçagem e mediam, entre outros, a importância de conteúdos escolares e de políticas a serem implementadas, como, neste caso, o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A negação da discriminação racial se torna um dos mecanismos de não-implementação das prescrições do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.  

Referências

BALL, S. Education policy and social class: the selected work of Stephen J. Ball. London: Routledge, 2006.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1998.

______. O Poder Simbólico. 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

COELHO, W. B; COELHO, M. C. O improviso em sala de aula: a prática docente em perspectiva. In: ______. Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade. 2 ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, p. 104-124.

COLOMBO, N. C. G. M. Corpos Negros x Falas Brancas: as representações do negro na literatura de expressão amazônica. Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2009. Dissertação de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade.

FERNANDES, J. Negros na Amazônia Acreana. Rio Branco: Edufac, 2012.

GATINHO, A. A. Ações curriculares do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas de Rio Branco-AC. Salvador: Universidade do Estado da Bahia. 2017. Tese de Doutorado em Educação e Contemporaneidade. 2017a.

______. É possível um ato desinteressado? A prática de professores sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. In: SETTON, M.G.J. et al. (Orgs). Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. Alfenas-MG: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2017b, p. 40-54.

GOMES, N. L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, nº 21, Set-Dez de 2002, p. 40-51.

GOMES, N. L. (org.) Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/2003. Brasília: MEC-UNESCO, 2012.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raça e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.

MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. 3 ed. São Paulo: Cortez – IPF, 2000.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NOGUEIRA, O. Preconceito de marca: as relações raciais em Itapetininga. São Paulo: EDUSP, 1998.

PANTOJA, M. C. Os Milton: cem anos de história nos seringais. 2. ed. Rio Branco: EDUFAC, 2008.

RANZI, C. M. D. Raízes do Acre. Rio Branco, AC: EDUFAC, 2008.

ROCHA, F. R. L. Inaudíveis e Invisíveis: Representações de negros na historiografia acreana. 90 f, 2011. Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2011. Dissertação de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade.

SAMPAIO, P.M. Escravos e escravidão africana na Amazônia. In: SAMPAIO, P.M. (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí, 2011, p. 13-42.

SALLES, V. O negro na formação da sociedade paraense. Belém: Paka-Tatu, 2004.

SCHWARCZ, L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

______. Racismo no Brasil. 2 ed. São Paulo: PubliFolha, 2013.

SILVA, I. M. da. Terreiros de Candomblé na Amazônia acriana: lutas e solidariedades na construção de identidades. Rio Branco: Universidade Federal do Acre, 2009. Dissertação de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade.

SILVA, P. B. G. e. "Chegou a hora de darmos à luz a nós mesmas": Situando-nos enquanto mulheres e negras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 45, p. 7-23, Jul. 1998.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2 ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2012a.

______. Discurso e contexto. São Paulo: Ed. Contexto, 2012b.

WAGLEY, C. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. 3 ed. Belo Horizonte – São Paulo: Itatiaia – EDUSP, 1988.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Gatinho, A. A. (2021). Situando as relações raciais e representações sobre mestiçagem em escolas acrianas . Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 9(1). https://doi.org/10.29327/210932.9.1-1