APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA
DIÁLOGOS ENTRE OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-4Palabras clave:
Educação Infantil. Documentos Curriculares Oficiais. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Resumen
O processo histórico de construção da identidade da Educação Infantil tem se desenvolvido a partir de tensões que resultam em distintos posicionamentos sobre as finalidades dessa etapa escolar. A organização curricular tem se constituído de maneira sinuosa, frente aos constantes desafios para conceber uma proposta que realmente atenda às especificidades da aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O presente texto pretende verificar avanços e lacunas presentes nos documentos curriculares oficiais, como RCNEI, DCNEI e BNCC, para promover condições que possibilitem a construção de uma visão integradora sobre aspectos que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico pautada em estudos sobre a infância e análises de trabalhos que abordaram discussões sobre as propostas curriculares para a Educação Infantil. Mesmo com as lacunas identificadas, os documentos analisados representam todo movimento das políticas educacionais e alguns avanços podem ser identificados na construção da identidade da Educação Infantil.
Citas
ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./mai. 2019.
BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar? : da educação infantil para o ensino fundamental [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Introdução. Brasília, DF: MEC, 1998.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. especial, p. 11-24, jul./dez. 1999.
CERISARA, Ana Beatriz. O referencial Curricular nacional para a Educação Infantil no contexto das reformas. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, p. 326-345, setembro/2002.
CERISARA, Ana Beatriz. Por uma pedagogia da educação infantil: desafios e perspectivas para as professoras. Caderno Temático de Formação II – Educação Infantil: construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo, SME DOT/ ATP/ DOT, 2004.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. A organização didática do ensino na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Uma palavra sobre currículo na educação infantil. In: BAURU. Proposta pedagógica para a educação infantil do sistema municipal de ensino de Bauru/SP. Bauru: Secretaria Municipal de Educação, 2016.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo. O que cabe no currículo da Educação Infantil? Um convite à reflexão. Edu. Anál. Londrina, v.3, n.2, p.27-46, jul./dez. 2018.
MARQUES, Circe Mara; PEGORARO, Ludmiar; DA SILVA, Ezequiel Theodoro. Do assistencialismo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): movimentos legais e políticos na Educação Infantil. Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 255-280, jan./abr. 2019.
MELLO, Ana Paula Barbieri de; SUDBRACK, Edite Maria. Caminhos da educação infantil. Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, p. 1-21, 3 fev. 2019.