Valeria a pena decolonizar as terminologias da mbira?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.2-2

Palabras clave:

Mbira; Terminologia; Colonialidade; Decolonialidade.

Resumen

A nomenclatura dos instrumentos musicais tradicionais africanos na contemporaneidade contempla uma diversidade de questões que remetem-nos a uma reflexão. Entre as importantes discussões que permeiam a atribuição das terminologias a esses instrumentos musicais, o contexto da sua produção (sujeitos, situações, espaços, épocas, sons, experiências, narrativas e memórias) tem ocupado lugar de destaque. Este artigo reflete sobre aspectos que têm sido considerados na atribuição da nomenclatura da Mbira (instrumento musical tradicional africano), apontando perspectivas que podem fundamentar a redefinição das terminologias pela sua implicação na construção contemplativa da humanidade. O trabalho tem como base pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevista semiestruturada e experiências do autor como estudioso e executante da Mbira. A partir das discussões realizadas, o texto aponta aspectos importantes que fundamentam a valorização do  meio da sua produção na atribuição das terminologias dos instrumentos africanos, proporcionando um ajuste dos produtos ideológicos do pensamento mundial sobre o “outro”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGAWU, Victor Kofi. African Music as Text. Research in African Literatures, Vol. 32, No. 2, The Landscape of African Music. 2001. p. 8-16. Indiana University Press. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3820902. Acesso em: 13 Fev. 2020.

BERLINER, Paul. The soul of Mbira: music and traditions of the Shona people of Zimbabwe. Berkeley, CA: University of California Press, 1978.

BLACKING, John. Patterns of Nsenga kalimba. African Music: Journal of the International Library of African Music, Makhanda, RSA, v. 2, n. 4, 1961. p. 26-43.

BOHMAN, Philip Vilas. World Music at the “End of History”. Ethnomusicology, Vol. 46, No. 1, 2002, pp. 1-32. University of Illinois Press on behalf of Society for Ethnomusicology. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/852806 Acesso em: 20 Mar. 2020.

CABRAL. Amilcar. The role of culture in the battle for independence. In 'Portuguese' Africa the struggle for independence. Editores - Sandy Koffler, René Caloz, Olga Rodel, Paris: UNESCO COURIER . 1973. p. 12-20.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas – estratégias para entrar y salir de la modernidad. 1ª Ed. 4ª reimpressão. Buenos Aires: Paidós, 2008.

CARVALHO, Leandro. Idade do Ferro na África. 2020. Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/historia/idade-ferro-na-africa.html. Acesso em: 23 Fev. 2020.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

CGTN AFRICA. Faces Of Africa - Chief Obasanjo at your service. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Azj7qk6RQdQ. Acesso em: 15 Jan. 2020.

CHÁVEZ, Luis. SKELCHY, Russell P. Decolonization for Ethnomusicology and Music Studies in Higher Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education. September 2019, Volume 18 (3): 115–43. Disponível em: https://doi.org/10.22176/act18.3.115 Acesso em: 10 Jun. 2020.

CURADO, Adriano. O que foi a Conferência de Berlim e como ela dividiu a África. 2018. Dispónivel em: https://conhecimentocientifico.r7.com/o-que-foi-a-conferencia-de-berlim-e-como-ela-dividiu-a-africa/ acesso em: 11 Nov. 2019.

DAWE, Kevin. The Cultural Study of Musical Instruments. in The cultural study of music: a critical introduction. Editado por CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard. New York: Routledge. 2003. p. 278-287.

DELGADO, Carolina Santamaría. El bambuco y los saberes mestizos: academia y colonialidad del poder en los estudios musicales latinoamericanos. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 195-215. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

DIAS, Margot. Idiofones dedilhados. In ___: Instrumentos musicais de Moçambique. Lisboa, POR: IICT; Centro de Antropologia Cultural e Social,1986. p. 75-102.

DUARTE, Maria da Luz Teixeira (Coord.). Catálogo dos instrumentos musicais de Moçambique. Maputo, MOZ: Ministério da Educação e Cultura, 1980.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. in Lander, Edgardo (comp.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas, 2005. Pp. 24-32. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ Acesso em: 27 Mar. 2020.

FLÓREZ, Juliana Flórez. Lectura no eurocéntrica de los movimientos sociales latinoamericanos: Las claves analíticas del proyecto modernidad/colonialidad. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

FORKEL, Johann Nicolaus. Allgemeine Geschichte der Musik (Leipzig, 1788). Facsimile ed. Editado por Othmar Wessely. Graz, Austria: Akademische Druck und Verlagsanstalt. 1967.

FRITZDOBBERT. Piano. 2017. Dispónivel em: http://blog.fritzdobbert.com.br/tudo-sobre-piano/muito-mais-que-uma-simples-tampa-de-piano/ acesso em: 11 Nov. 2019.

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência / Paul Gilroy; tradução de Cid Knipel Moreira. - São Paulo: Ed. 34; Rio de janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

GÓMEZ, Santiago Castro. Decolonizar la universidad: La hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p.93-126. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

______; GROSFOGUEL, Ramón. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. New York, USA: Basic Books, 1973.

GUMBORESHUMBA, Laina. Understanding form and technique: Andrew tracey’s contribution to knowledge of lamellophone (Mbira) music of Southern Africa. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em etnomusicologia) – Rhodes University, África de Sul. 2009.

HELB M. Melhores Discursos de Samora Machel. 2019. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=U9Fa16fVzJo. Acesso em: 21 Fev. 2020.

IVEY, Bill. Ethnomusicology and the Twenty-First Century Music Scene. Ethnomusicology, Vol. 53, No. 1, 2009, pp. 18-31. University of Illinois Press on behalf of Society for Ethnomusicology. Disponível em: http://www.jstor.o. Acesso em: 11 Mar. 2020.

JONES, A. M. The kalimba of the Lala Tribe, Northern Rhodesia. Africa: Journal of the International African Institute, Cambridge, UK, v. 20, n. 4, 1950. p. 324-334,

KAUFFMAN, Robert. Multi-part relationships in the Shona Music of Rhodesia. 1970. 579 f. Dissertation (Ph D in Ethnomusicology) - University of California, Los Angeles, CA, 1970.

________________. Lamellaphone: 1. In The New Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie, 10: 497. London: Macmillan.1980.

KUBIK, Gerhard. Marimba. In The New Grove Dictionary of Music and Musicians, ed. Stanley Sadie, 11:681–682. London: Macmillan.1980.

_______________. Kalimba—Nsansi—Mbira. Lamellophone in Afrika. With CD. Berlin: Museum für Völkerkunde. 1998.

_______________. Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa, POR: MC; IPM; MNE, 2002.

_______________. Jazz transatlantic. The African undercurrent in twentieth –century jazz culture. University press Mississippi/Jackson. 2017. I volume.

MACOO, Ozias. [Mbira]. 2019. 1 fotografia, color.

MARAIRE, Dumisani Abraham. The Nyunga Nyunga Mbira. Portland: Swing Trade, 1991.

MCCOLLUM, Jonathan; HEBERT, David G.. Foundations of Historical Ethnomusicology. In Theory and method in historical ethnomusicology / editado por Jonathan McCollum and David G. Hebert. United Kingdom: Lexington Books, 2014.

MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Chicago: Northwestern University Press, 1964.

MIGNOLO, Walter D.. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p.93-126. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

MIGNOLO, Walter D. Epistemic disobedience, independent thought and decolonial freedom. Theory, culture & society, v. 26, n. 7-8, p. 159-181, 2009. Disponível em: http://waltermignolo.com/wp-content/uploads/2013/03/epistemicdisobedience-2.pdf Acesso em: 24 Mar. 2019.

MUKHAMBIRA, Oficina. [Mbira dzaVadzimu]. 2011.1 fotografia, color.

MUCAVEL, Ivan Johan. [Mbira Nyunganyunga]. 2018. 1 fotografia, color.

____________________. Entrevista semi-estruturada. 2019a.

___________________. [Mbira Dzava-Nyungué Moto M'djindja]. 2019b. 1 fotografia, color.

MUKHAVELE, Luka. Anxjelina. 2019a. 1 vídeo no YouTube. Disponível em:<https://youtu.be/6bjSxjU46J8>. Acesso em: 11 Nov. 2019.

______. [Mbira Ndhondhoza - Workshop realizado na Escola de Comunicação e Artes]. Maputo, MOZ, 2019b. 1 fotografia, color.

MWANGOLE TV. 10 MOMENTOS PARA ENTENDER JONAS SAVIMBI - EP4. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RIOAxvR0LTQ. Acesso em: 22 Jan. 2020.

NGUNGA, Armindo Saúl Atelela. Introdução à linguística Bantu. Maputo: Imprensa Universitária. 2004.

NKETIA, Kwabena John Hanson. The Music of Africa. London: Victor Gollancz.1979.

NZEWI, Meki. A CONTEMPORARY STUDY OF MUSICAL ARTS Informed by African IndIgenous knowledge systems. Pretoria: Centre for Indigenous Instrumental African Music and Dance (CIIAMDA). 2007. Volume 2.

PELINSKI, Ramón. Etnomusicología en la edad posmoderna. 2002. Disponível em.: https://www.scribd.com/document/316798646/Pelinski-Ramon-Etnomusicologia-en-La-Edad-Posmoderna. Acesso em 18 Mar. 2020.

QUEIROZ, Luis Ricardo siLva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. REVISTA DA ABEM | Londrina | v.25 | n.39 | 132-159 | jul.dez. 2017a. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/726/501. Acesso em: 15 Nov. 2019.

_________________. Formação intercultural em música: perspectivas para uma pedagogia do conflito e a erradicação de epistemicídios musicais. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 23, n. 45, p. 99-124, 2017b. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5076. Acesso em: 11 Nov. 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20140506032333/eje1-7.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019.

RICE, Timothy. Toward a Mediation of Field Methods and Field Experience in Ethnomusicology. In ____: MODELING ETHNOMUSICOLOGY. New York, NY: Oxford University Press, 2017. pp. 63-86.

RUFINO, Luiz. Performances afro-diaspóricas e decolonialidade: o saber corporal a partir de exu e suas encruzilhadas. Revista Antropolítica, n. 40, Niterói, p.54-80, 1. sem. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/download/41797/23790. Acesso em: 14 Jun. de 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Edileusa. Dança de expressão negra: um novo olhar sobre o tambor. Repertório, Salvador, nº 24, p.47-55, 2015.1. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/download/14828/10173 Acesso em: 16 Mai. 2020.

SILAMBO, Micas Orlando. [Kalimba de pinho exposta na Feira Agropecuária, Comercial e Industrial (FACIM)]. Marracuene, Maputo, Moçambique, 2011. 1 fotografia, color.

______. Análise organológica da Mbira Nyunganyunga em Moçambique: caso de Projeto Mukhambira. 2012a. 71 f. TCC (Monografia) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique, 2012.

_____________. O ensino e a aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN. 2018. 258 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN 2018.

SILVA, Flora Pereira da. (s.d). Mbira, minha Mbira: Som sagrado, notas doces e música em transe. Dispónivel na página Afreaka em: http://www.afreaka.com.br/mbira-minha-mbira/. Acesso em: 24 Nov. 2019.

SITOE, Pedro Júlio. Entrevista semi-estruturada. 2011. Professor de Etnomusicologia e Mbira da Escola de Comunicação e Artes em Moçambique.

STONE, Sarah. A história da invenção do piano. 2015. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/como-o-piano-foi-inventado/. Acesso em: 22 Fev. 2020.

TOMLINSON, Gary. Musicology, Anthropology, History. in The cultural study of music: a critical introduction. Editado por CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard. New York: Routledge. 2003. p. 36-48.

TURNER, Victor Witter. The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. New York: University Press. 7ed. 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/25939967/Victor_Witter_Turner_The_ritual_process_structure_and_anti-structure. Acesso em: 02 Fev. 2020.

TRACEY, Andrew. Mbira Music of Jege A.Tapera. African Music.1961. 2(4), 44-63.

__________. The Original African Mbira?. African Music. 1972. 5(2), 85-104.

_________. The Family of the Mbira. Roodepoort: International Library of African Music. 1974. Disponível em: sanweb.lib.msu.edu › DMC › African Journals › pdfs › juz003002002. Acesso em: 05 Dez. 2019.

________. The System of the Mbira. Symposium on Ethnomusicology. Andrew Tracey (Ed.), 43-55. 1989. Grahamstown: International Library of Music, Rhodes University. Disponível em journal.ru.ac.za › index.php › africanmusic › article › view Acesso em: 11 Dez. 2019.

TRACEY, Hugh. The Mbira Class of African Instruments in Rhodesia (1932). African Music. 1969. 4 (3), 78-95.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global / compiladores Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel. – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 47-62.

WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural/ Rodney William. – São Paulo: Pólen. 2019 (In Feminismos plurais/ Coordenação de Djamila Ribeiro). P. 68-89.

WILLIAMS, Michael. Mbira/Timbila, Karimba/Marimba: a look at some relationships between African Mbira and Marimba. 2000. Disponível em:<http://bmichaelwilliams.com/ wp-content/uploads/2013/02/PNMbiraTimbila.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012.

Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Silambo, M. O. (2020). Valeria a pena decolonizar as terminologias da mbira?. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(2). https://doi.org/10.29327/210932.8.2-2

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.