Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 3 Núm. 6 (2019): OS OCEANOS DE FRONTEIRAS INVISÍVEIS: TRÂNSITOS, IDENTIDADES E MEMÓRIAS NA LITERATURA

EDUCACIÓN PARA JÓVENES, ADULTOS Y ANCIANOS: DESARROLLO DEL APRENDIZAJE MEDIADO EN LITERATURA

Enviado
October 17, 2019
Publicado
2019-12-10

Resumen

O presente artigo tece considerações acerca de estudos desenvolvidos a partir de um projeto de pesquisa em andamento que foi aprovado pelo EDITAL MAIS EXTENSÃO Nº 02/2018 – PROEXAE/UEMA, e cujo objetivo é utilizar a literatura para promover a construção de espaços formativos que contribuam para o processo de reflexão sobre a importância do ato de ler e escrever como prática social na cidade de Aldeias Altas – MA, mais especificamente na modalidade de ensino voltada para jovens, adultos e idosos pouco escolarizados. Nessa perspectiva, foram realizadas leituras teóricas de Durante (1978), Lajolo (1999), Freire (2005; 2011), Schwartz (2012), Candido (2004) e outros, de modo a obter subsídios necessários, não somente para a aquisição do conhecimento do público almejado, mas também com o intuito de elaborar ações eficazes.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394/96, 20 de dezembro de 1996.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 4 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso
comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Grupo A, 1998.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 18 de agosto de 2019.

LAJOLO, M. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. São Paulo: Ática, 1999.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

ZEN, Maria Isabel H. Dalla; XAVIER, Maria Luisa M. (Orgs.); Clarice Salete Traversini; et al. Alfabeletrar: Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2010.