Dossiê Temático
Vol. 4 Núm. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM BLACK MIRROR: CARTOGRAFIAS AUDIOVISUAIS
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
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Enviado
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September 14, 2019
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Publicado
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2020-05-29
Resumen
Assim como as telenovelas de outrora na América Latina, as séries internacionais atualmente são um artefato cultural produtivo no emaranhado de fluxos semióticos e discursivos que disputam/forjam a produção de subjetividades em grande parte das culturas ocidentais. Neste artigo, a partir de um dispositivo midiático, analisamos as tensões em torno da produção da identidade e diferença como elemento potente aos estudos em educação pós-crítica, cartografando problematizações de gênero e sexualidade (em interseccionalidade com outros marcadores da diferença) que aparecem com maior ênfase em alguns episódios da série britânica Black Mirror. Desta forma, nossa rota cartográfica acompanha as seguintes produções: “Hino Nacional”, “Cala a boca e dança”, “San Junipero”, “Arkangel” e “Hang the DJ”. Apostamos que independente da intenção das pessoas que a criaram, ao ser consumido por centenas de milhões de pessoas em diversas partes do mundo, estes episódios e seus temas, passam a fazer parte de disputas morais nas mais diversas arenas internacionais, nacionais, locais, sempre interferindo no processo educacional das populações.
Citas
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