AS EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Marcondes de Lima Nicácio

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-5

Palavras-chave:

educação do campo, pedagogia socialista, pedagogia do movimento, pedagogia da alternância

Resumo

O artigo discute a Educação do Campo e tem como objetivo identificar os elementos epistêmicos das perspectivas de resistência da Educação do campo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica, assentada na discussão analítica de autores como Leher (2017), Luedemann (2017),  Pistrak (2018), Trindade; Vendramini (2012), Caldart (2012) entre outros. Defende-se que as epistemologias de educação do campo no Brasil são alicerçadas especialmente nos princípios da pedagogia socialista e por conseguinte em suas repercussões constituídas nas pedagogias do movimento e da alternância. Como desfecho infere-se que as epistemologias da educação do campo refletem no contexto das condições e possibilidades sociológicas revolucionárias um movimento de cooperação pautado pela luta contra-hegemônica.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

NICÁCIO, M. de L. AS EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 64–77, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5929. Acesso em: 26 abr. 2024.