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Demanda Contínua

v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

AS EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Marcondes de Lima Nicácio
DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-5
Enviado
janeiro 12, 2022
Publicado
2022-08-30

Resumo

O artigo discute a Educação do Campo e tem como objetivo identificar os elementos epistêmicos das perspectivas de resistência da Educação do campo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica, assentada na discussão analítica de autores como Leher (2017), Luedemann (2017),  Pistrak (2018), Trindade; Vendramini (2012), Caldart (2012) entre outros. Defende-se que as epistemologias de educação do campo no Brasil são alicerçadas especialmente nos princípios da pedagogia socialista e por conseguinte em suas repercussões constituídas nas pedagogias do movimento e da alternância. Como desfecho infere-se que as epistemologias da educação do campo refletem no contexto das condições e possibilidades sociológicas revolucionárias um movimento de cooperação pautado pela luta contra-hegemônica.

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