Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 6 Núm. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

AS EPISTEMOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Marcondes de Lima Nicácio
DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-5
Enviado
January 12, 2022
Publicado
2022-08-30

Resumen

O artigo discute a Educação do Campo e tem como objetivo identificar os elementos epistêmicos das perspectivas de resistência da Educação do campo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica, assentada na discussão analítica de autores como Leher (2017), Luedemann (2017),  Pistrak (2018), Trindade; Vendramini (2012), Caldart (2012) entre outros. Defende-se que as epistemologias de educação do campo no Brasil são alicerçadas especialmente nos princípios da pedagogia socialista e por conseguinte em suas repercussões constituídas nas pedagogias do movimento e da alternância. Como desfecho infere-se que as epistemologias da educação do campo refletem no contexto das condições e possibilidades sociológicas revolucionárias um movimento de cooperação pautado pela luta contra-hegemônica.

Citas

  1. AZEVEDO, Antulio José de. Sobre a Pedagogia da Alternância. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia. a. 3, n, 6, p. 1-10, jul. 2005. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/48eN3R9wYhTxifO_2013-6- 28-12-36-11.pdf. Acesso em: 24 out. 2011.
  2. CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs.). Por uma Educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
  3. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
  4. FRIGOTTO, Gaudêncio. O legado de Marx para a construção do projeto da pedagogia socialista. In: CALDART, Roseli; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin (org.). Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 207-232.
  5. KRUPSKAYA, Nadezhada Konstantinovna. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
  6. LEHER, Roberto. A pedagogia socialista nos processos revolucionários, organizações políticas e movimentos sociais. In: CALDART, Roseli; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin (org.). Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 55-87.
  7. LUEDEMANN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko vida e obra: a pedagogia da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
  8. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
  9. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
  10. PESSOTTI, Alda Luzia. Escola-família: a Pedagogia da Alternância no meio rural. Fórum educ., Rio de Janeiro, v. 5, n.2, p. 39-59, abr./jun. 1981. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/viewFile/60557/58803. Acesso em: 24 out. 2021.
  11. PISTRAK, Moisey Mikhaylovick. Fundamentos da escola do trabalho. Traduzido por Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
  12. POMAR, Valter. A revolução, cem anos depois. In: CALDART, Roseli; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin (org.). Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 13-39.
  13. SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  14. SANTOS, Damião Solidade dos. Os processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local: o caso das EFAs do município Lago do Junco – Maranhão. 2017, 137p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) - Universidade Estadual Do Maranhão, São Luís, 2017.
  15. SAPELLI, Marlene Lucia Siebert; LEITE, Valter de Jesus Leite; BAHNIUK, Caroline. Ensaio da escola do trabalho na luta pela terra: 15 anos de escola itinerante no Paraná. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
  16. SAVIANI, Dermeval. Marxismo e pedagogia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 41e, p. 16-27, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639892/7455.v. Acesso em: 12 set. 2021.
  17. SOBREIRA, Milene Francisca Coelho; SILVA, Lourdes Helena da. Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 212-227, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/915/336. Acesso em: 24 out. 2011.
  18. TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes; TRINDADE. Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2019.
  19. THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a nação pela região: o exemplo da Terceira República francesa Educação. Revista Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117112634002.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.
  20. TRINDADE, G. A.; VENDRAMINI, C. R. A relação trabalho e educação na Pedagogia da Alternância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 44, p. 32-46, 23 jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639976/7536. Acesso em: 24 out. 2019.
  21. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
  22. VERGUTZ, Cristina Bencke; CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do campo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 371-390, dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5057/3697. Acesso em: 24 out. 2019.