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Dossiê Temático

Vol. 2 Núm. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO

<b>ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA</b>

Enviado
May 24, 2018
Publicado
2018-06-02

Resumen

Temos apostado em pensar as inovações escolares que propomos aos professores, especialmente em termos de alfabetização e de linguagem, de ensino de língua escrita, abrangendo os momentos de leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, a partir da voz docente, como mecanismo de aprofundamento do olhar de pesquisa sobre o ensino da língua portuguesa. A pesquisa formação que desenvolvemos, longitudinalmente, permite-nos constatar que na formação continuada que implementamos temos formado professores autores que se alçam facilmente e por este mesmo mecanismo de subjetivação, à posição de formadores. Apresentamos princípios norteadores de um ensino da língua escrita que tem sido validado por professores, dentro de um quadro dialógico de formação e pesquisa. Os princípios propostos gestam-se a partir de convívio intenso com os professores, ao nos dar sua escuta, trazendo como resposta as narrativas de sua prática, na qual tais princípios têm produzido efeitos na prática da sala de aula.

Citas

  1. AMORIM, M. O pesquisador e seu outro Bakhtin nas Ciências humanas São Paulo, Musa, 2001.
  2. AUTHIER-REVUZ, J. Palavras Incertas As não coincidências do dizer Campinas, SP Editora da Unicamp, 1998
  3. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2003
  4. BAKHTIN, M./ Voloshinov Marxismo e Filosofia da Linguagem Hucitec, 1977
  5. GERALDI, J. W. A Aula como acontecimento São Carlos, SP, Pedro e João, 2010