Possui graduação em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (1990), especialização em Leitura e Produção de Textos (1995), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Acre, lecionando no curso de Jornalismo e na Pós-Graduação em Comunicação e Política. É membro da Associação Portuguesa de Linguística (APL). É parecerista da EDUFAC e atualmente é Conselheiro das Revistas Tropos (Curso de Jornalismo UFAC) e Anthesis (Curso de Letras - Cruzeiro do Sul - UFAC). É autor do Projeto de Extensão Mostra de Comunicação Visual, que está na sua 5ª edição. Tem experiência na área de Letras e Comunicação, com ênfase em Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, análise do discurso, comunicação visual e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiótica Peirceana, pesquisador dos grupo de pesquisa: Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP) e CELSA. É ensaísta e poeta.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as dicotomias saussurianas langue e parole, sincronia e diacronia, e forma e substância, a partir do contexto histórico no qual insere a obra Curso de Linguística Geral e a partir dos antecedentes filosóficos presentes na obra do mestre genebrino.
Palavras-chave: Ferdinand de Saussure; Curso de Linguística Geral; Filosofia; Dicotomias.
SAUSSURE: A WORK, MANY LEGACIES
Abstract: This paper aims to discuss the saussurean dichotomies langue and parole, synchrony and diachrony, and form and substance, from the historical context in which the work enters Course in General Linguistics and from the philosophical antecedents present in the work of the Genevan master.
Key-words: Ferdinand de Saussure; Course in General Linguistics; Philosophy; Dichotomies.
SAUSSURE: UNA OBRA, MUCHOS LEGADOS
Resumen: Este artículo discute las dicotomías langue de Saussure y de libertad condicional, sincronía y diacronía, y la forma y el fondo del contexto histórico en el que entra en el ciclo en general el trabajo de la lingüística y el trasfondo filosófico presente en la obra maestra de Ginebra.
Palavras clave: Ferdinand de Saussure; Curso de Lingüística General; Filosofía. Dicotomías
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1974.
______. Aula. Tradução de Leila de Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1980.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FARIA, Maria do Carmo Bittencourt de. O realismo aristotélico. In: REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos de segundo grau e de graduação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/SEAF, 1992.
GENOUVRIER, Emile; PEYTARD, Jean. Linguística e ensino do português. Tradução de Rodolfo Ilari. Coimbra: Livraria Almedina, 1973.
GREIMAS, A.-J. Semântica estrutural. Pesquisa de método. Trad. de Hakira Osakabe. São Paulo: Cultrix, 1986. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes louro. Rio de Janeiro, 2011.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário de básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo, Perspectiva, 1996.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Tradução de Freda Indursky. 2. Campinas: Pontes, 1993.
POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Tradução de José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 16. São Paulo: Cultrix, 1992.