Possui graduação em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (1990), especialização em Leitura e Produção de Textos (1995), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Acre, lecionando no curso de Jornalismo e na Pós-Graduação em Comunicação e Política. É membro da Associação Portuguesa de Linguística (APL). É parecerista da EDUFAC e atualmente é Conselheiro das Revistas Tropos (Curso de Jornalismo UFAC) e Anthesis (Curso de Letras - Cruzeiro do Sul - UFAC). É autor do Projeto de Extensão Mostra de Comunicação Visual, que está na sua 5ª edição. Tem experiência na área de Letras e Comunicação, com ênfase em Linguística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, análise do discurso, comunicação visual e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiótica Peirceana, pesquisador dos grupo de pesquisa: Centro Internacional de Estudos Peirceanos (CIEP) e CELSA. É ensaísta e poeta.
Pretendemos analisar, neste artigo, alguns aspectos do drama Pigmalião, baseado na obra teatral do dramaturgo inglês Bernard Shaw, à luz dos conceitos da Sociolinguística. Partimos de observações que relacionam o mito ao drama, para chegarmos à compreensão do que seja uma educação linguística com base nos preceitos da teoria Sociolinguística.
Referências
BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2002.
BERNSTEIN, Basil. “Comunicação verbal, código e socialização”. In: COHN, Gabriel. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1997.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
CAGLIARI, Luiz. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1997.
LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennlsylvania Press, 1991.
LYONS, John. S. Introdução à linguística teórica. Trad. de Rosa Virgínia M. e Silva e Hélio Pimentel. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.
MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.
PIGMALIÃO. Direção: Anthony Asquith e Leslie Howard. Produção: Gabriel Pascal. Roteiro: George Bernard Shaw. Intérpretes: Leslie Howard; Wendy Hiller; Wilfrid Lawson; Marie Lohr; Scott Sunderland. Continental Home Video, 1938. 1 filme (90 min).
SHAW, Bernard. Pigmalião. Trad. de F. de Mello Moser. Editorial Verbo.