<b>PIGMALIÃO E A SOCIOLINGUÍSTICA
Keywords:
Pigmalião, Sociolingüística, Educação, SociedadeAbstract
Pretendemos analisar, neste artigo, alguns aspectos do drama Pigmalião, baseado na obra teatral do dramaturgo inglês Bernard Shaw, à luz dos conceitos da Sociolinguística. Partimos de observações que relacionam o mito ao drama, para chegarmos à compreensão do que seja uma educação linguística com base nos preceitos da teoria Sociolinguística.
References
BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2002.
BERNSTEIN, Basil. “Comunicação verbal, código e socialização”. In: COHN, Gabriel. Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1997.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
CAGLIARI, Luiz. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1997.
LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennlsylvania Press, 1991.
LYONS, John. S. Introdução à linguística teórica. Trad. de Rosa Virgínia M. e Silva e Hélio Pimentel. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.
MONTEIRO, José Lemos. Para compreender Labov. Petrópolis: Vozes, 2000.
PIGMALIÃO. Direção: Anthony Asquith e Leslie Howard. Produção: Gabriel Pascal. Roteiro: George Bernard Shaw. Intérpretes: Leslie Howard; Wendy Hiller; Wilfrid Lawson; Marie Lohr; Scott Sunderland. Continental Home Video, 1938. 1 filme (90 min).
SHAW, Bernard. Pigmalião. Trad. de F. de Mello Moser. Editorial Verbo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.