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Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O PEDAGOGO E O TRABALHO EDUCATIVO EM UNIDADES PRISIONAIS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-12
Submitted
August 22, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação profissional do pedagogo em uma unidade prisional na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Santa Catarina, AMREC/SC. A pesquisa se trata de um estudo de campo de natureza básica com abordagem qualitativa. Para responder aos objetivos do estudo, utilizamos dois instrumentos de pesquisa: uma entrevista com a pedagoga que atua na unidade prisional pesquisada, com perguntas semiestruturadas e; um questionário com seis perguntas abertas aplicadas aos quatro detentos que participaram das aulas da pedagoga entrevistada. Ao término da pesquisa viu-se que a pedagoga identifica dificuldades na sua atuação profissional em função, principalmente, da privação de metodologias que possam ser utilizadas no ambiente prisional, uma vez que a distância física e a impossibilidade de levar outros recursos para sala de aula, impedem práticas pedagógicas diferenciadas. Sobre a percepção dos detentos, verificou-se que consideram o estudo incentivador e promissor para seus futuros, quando estiverem em liberdade, tendo considerado ainda que, a pedagoga os incentiva a dar continuidade aos estudos quando estiverem em liberdade.

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