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Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

A PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO FÍSICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO AMAZÔNICO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-14
Submitted
November 3, 2022
Published
2023-12-18

Abstract

O tempo é uma medida de mudança. Modernamente, foi campo de estudo da física durante séculos, alcançando sua interpretação mais respeitada a partir das pesquisas do alemão Albert Einstein, que articulou a teoria da relatividade geral, fornecendo subsídios fundamentais para o estudo da gravitação, dos buracos negros e, principalmente, para o revolucionário entendimento de que o tempo é flexível e relativo. Einstein foi um gênio porque notou a intrínseca relação entre a física teórica e a filosofia da linguagem. Desse modo, já temos comprovações científicas de que os ponteiros de um relógio passam mais devagar quanto mais um indivíduo estiver longe da superfície do planeta Terra, assim como também passa mais lentamente para quem está em algum nível de velocidade considerável. Para além disso, a expansão do universo cósmico, do passado para o futuro, traz a estupefata conclusão de que tudo que vemos agora, não está acontecendo, de fato, nesse instante. Nesse sentido, o objeto dessa pesquisa é identificar a relação entre a forma como o indivíduo sente a passagem do tempo físico e os processos de formação da identidade cultural e educacional do povo amazônico. Tal tema evoca a relevância dos estudos dos modos de vida, de expressão e produção dos sentidos amazônicos, pensando na articulação entre as especificidades étnicas regionais e a relação sensível com a noção de tempo, imbricada questão que permeia a formação da identidade de um povo que vive em efervescente trânsito cultural, educacional e linguístico.

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