PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS

inquietudes e desafios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-6

Keywords:

Formação de Professores., Perfil docente., Educação em Tempo Integral., Processos Formativos.

Abstract

O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados.

Author Biographies

Luciana Nascimento Crespo Dutra, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Mestra em Educação pelo PPGEDU da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW (2021); Especialista em Língua Portuguesa, pós-graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006); bacharela e licenciada em LETRAS (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997). Possui oito anos ininterruptos de experiência na área editorial, tendo exercido a função de Revisora de Textos em editoras e jornais do RJ. Foi Assessora de Comunicação e Professora de Redação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Região das Missões (URI). Em 2010, atuou como Agente Censitária Municipal e coordenadora do Posto de Coleta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em São Luiz Gonzaga/RS. Nos anos de 2013 e 2014, assumiu a Coordenação do Programa Mais Educação na E. E. E. F. Dr. Mário Vieira Marques - CIEP. No ano de 2017, atuou como vice-diretora no mesmo estabelecimento de ensino e também como professora nomeada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, está exercendo a função de diretora na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Vieira Marques - CIEP (Escola em Tempo Integral). 

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Foi representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI no período de 2014 a 2018. Lider do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da URI Campus de Frederico Westphalen. Avaliadora Ad-Hoc da Revista de Ciências Humanas da URI, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP e Em Aberto, ambas do INEP, da Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB, da Revista Perspectiva, URI e da Revista Educação e Cultura Contemporânea ? REEDUC da Universidade Estácio de Sá, da Revista Educação e Realidade da UFRGS. Editora da Revista Pedagogia em Diálogo da URI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino-aprendizagem, gestão Educacional, formação de professor e educação do campo.

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Published

2022-08-02

How to Cite

DUTRA, L. N. C.; PACHECO, L. M. D. PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 66–79, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968. Acesso em: 18 may. 2024.