TODA A HISTÓRIA DA SUA VIDA
O QUE A SÉRIE BLACK MIRROR PODE DIZER ÀS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Keywords:
Black Mirror, Memória Digital, Ética, Privacidade, Pensamento ComputacionalAbstract
Nos últimos anos, a tecnologia experimentou avanços importantes. A série de televisão britânica "Black Mirror" destaca vários cenários em que esses ditos avanços poderiam potencialmente levar a uma sociedade distópica. Este artigo tem foco no terceiro episódio da primeira temporada de Black Mirror, intitulado “The Entire History of You”. O episódio é ambientado em um mundo no qual a maioria dos humanos tem um dispositivo chamado “Grain” implantado em seus corpos. O Grain captura as imagens vistas pelos olhos do usuário e as registra, para que possa assistir momentos anteriores de sua vida. O objetivo do artigo é tomar o episódio descrito como ponto de partida para discutir seu contexto no âmbito educacional em três perspectivas, o artefato em si, e sua possível inserção no cenário educacional; a questão ética envolvida, que permeia e deve ser debatida; e, a defesa de uma modernidade onde a tecnologia deve ser parte do cenário educacional para habilitar a cidadania no mundo digital.
References
RODRIGUES, J., BAIÃO, F., SANTORO, F., CAPPELLI, C.: Cyberspace: Towards an Ontology of the External Digital Contemporary Memory. In: Twenty-third Americas Conference on Information Systems, 2017.
WILEY, D. A. The learning objects literature. In: SPECTO, J. M.; MERRIL, M. D.; MERRIENBOER, J. V. DRISCOLL, M. P. (Eds.). Handbook of research on educational communications and technology. New York, LEA, 2008, p.345-353.
NEVES, M.S. A Educação pela Memória. Revista TEIAS, Rio de Janeiro: PROPED/UERJ, v. 1, n. 1, 2000.
SOLOVE, D. J. Understanding Privacy. Harvard University Press, pp.1-4, 2008.
RAAD, E., CHBEIR, R. Privacy in Online Social Networks. Security and Privacy Preserving in Social Networks. Springer-Verlag Wien, pp.3-45, 2013.
KRISHNAMURTHY, B., WILLS, C.E. Characterizing privacy in online social networks. 1st Workshop on Online social networks (WOSN '08). ACM, New York, USA, 37-42, 2008.
CUPANI, A. Filosofia da Tecnologia: Um convite. 2ª Edição, Florianópolis: Editora UFSC, 2011.
MUMFORD, L. The myth of the machine. New York, H.B. Jovanovich, 2 vols., 1967-1970.
FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. 2nd ed. p. cm. Rev. ed. of: Critical theory of technology, 1991. New York: Oxford University Press, Inc., 2002.
ADORNO, T., HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.