Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!

<b>A FLUIDEZ DAS IDENTIDADES NA CONTEMPORANEIDADE E AS REDES SOCIAIS</b>

Submitted
March 28, 2017
Published
2017-06-15

Abstract

O presente artigo busca analisar fatores e elementos que contribuem para as novas formas de construção de identidade na contemporaneidade, enfatizando a influência das redes virtuais de relacionamentos que se configuram como ferramenta na construção de identidade pessoal, na medida em que esses tipos de mídias oferecem novas maneiras de representar identidades pessoais na sociedade. Questionamos: como as identidades são constituídas na contemporaneidade com o advento das redes sociais?    Apropriamos de alguns conceitos relativos a identidade na visão de estudiosos das áreas das ciências sociais bem como por aqueles que se interessam pelas questões da linguagem e do sujeito pós-moderno, configurando-se numa abordagem metodológica de revisão bibliográfica. Tomamos como referencial teórico neste estudo autores dos estudos culturais, tais como Bauman (2005), Hall (2006), Lévy (1999), Recuero (2009). Os resultados evidenciam que as redes sociais fazem parte do mundo globalizado, das gerações que nasceram na era digital, tornando quase impossível viver sem suas praticidades e facilidades e, ao mesmo tempo, formatando novas identidades no homem pós-moderno diante das sociedades porosas.  


La fluidez de las identidades en la contemporaneidad y las redes

 

Resumen

El presente artículo pretende analizar factores y elementos que contribuyen para las nuevas formas de construcción de identidad em la contemporaneidad, enfatizando la influencia de las redes virtuales de relaciones que se configuran como herramienta en la construcción de identidad personal, a medida que esos tipos de midias ofrecen nuevos modos de representar identidades personales en la sociedad. Cuestionamos: ¿cómo las identidades se constituyen en la contemporaneidad con el advenimiento de las redes sociales?  Nos adueñamos de algunos conceptos relativos a la identidad bajo la vissión de expertos de las areas de las ciencias sociales así como por aquellos que se les interesan las cuestiones del lenguaje y del sujeto posmoderno, configurándose en un abordaje metodológico de revisión bibliográfica. Tomamos como referencial teórico en este estudio autores de los estudios culturales, tales como Bauman (2005), Hall (2006), Lévy (1999), Recuero (2009). Los resultados evidencian que las redes sociales hacen parte del mundo globalizado, de las generaciones de los nacidos en la era digital, haciendo casi imposible vivir sin sus practicidades y facilidades y, a la vez, formatando nuevas identidades en el hombre posmoderno delante de las sociedades porosas. Palabras clave: identidads. La globalización. Redes sociales. Web y Estudios Cultural

 

 The fluidity of identities in contemporary and social networks

Abstract

This studies seeks to analyze factors and elements that contribute to new forms of identity construction in modernity, emphasizing the influence of virtual networks of relationships that are configured as a tool in the construction of personal identity, to the extent that these types of media offer new ways to represent personal identities in society. Question: how identities are formed in the contemporaneity with the advent of social networking? We appropriate of some concepts concerning the identity in the vision of scholars in the areas of social sciences as well as for those who are interested in questions of language and subject post-modern, configuring a methodological approach to literature review. We take as theoretical framework in this study authors of cultural studies, such as Bauman (2005), Hall (2006), Lévy (1999), Recuero. (2009). The results show that social networks are part of the globalised world, generations who were born in the digital era, making it almost impossible to live without their practicality and facilities and, at the same time, formatting new identities in man post modern face of porous societies. Keywords: Identities. Globalisation. Social Networks. Web and Cultural Studies 

References

  1. BRASIL. Presidência da Republica. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasilia: Secom, 2014. Disponível em: http://news.comschool.com.br/as-5-principais-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ Acesso em: 18 de out de 2016.
  2. BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
  3. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  4. CORACINI, MARIA JOSÉ (org.). Identidade & discurso: (des) construindo subjetividades. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
  5. DUARTE, Fabio; QUANDT, Carlos; SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
  6. GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2002.
  7. GOMES, Alex Sandro. et al. Cultura digital na escola: habilidades, experiências e novas práticas. Recife: Pipa Comunicação,2015.
  8. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro:DP&A, 2006.
  9. __________. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG,2003.
  10. LÉVY, Pierre. Cibercultura. 34ª ed. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo, 1999. (Coleção Trans).
  11. MORIN, Edgar. A inteligência da complexidade. 2ª ed. Tradução Nurimar Maria Falci. São Paulo: Editora Petrópolis, 2000.
  12. RAJAGOPALAN, Kanavilli. Por uma linguística critica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial,2003.
  13. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura).