Demanda Contínua
v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais
O QUE SÃO OS PROJETOS TEMÁTICOS NA SOCIOEDUCAÇÃO ?
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Resumo
O presente artigo visa discutir o que são os projetos temáticos que se refratam em um dos Centro de Crianças e Adolescentes, doravante (CCA), na cidade de São Paulo, destinados para crianças e adolescentes em situação de carência e vulnerabilidade social na área da assistência social. Temos como propósito principal compreender e analisar os projetos na socioeducação, compreendidos como práticas de letramento (STREET, 2014), pôr em ação o diálogo entre duas epistemologias, os Estudos dos Letramentos em uma vertente sócio-história e cultural e o dialogismo do Círculo de Bakhtin, que tomam a linguagem sob uma perspectiva social. Para a composição do corpus de análise, recolhemos as fontes documentais da instituição, observamos os eventos de letramento, realizamos entrevistas semiestruturadas com a gerente, Mel, e a orientadora socioeducativa, Natasha, além da roda de conversa com quatro crianças e adolescentes, Beatriz, Anne, Levi e Alfonso. Os resultados mostraram que a linguagem escrita e os gêneros discursivos mobilizados cumprem um papel de dar apoio complementar às atividades na socioeducação, com a intenção de promover mudanças de comportamento, pensamento e ações nos beneficiários que experienciam esses projetos.
Referências
- ALVES, M. T. G.; FERRÃO, M. E. Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas, v. 30, n. 75, 2019. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6298
- BATISTA, A. A. G.; RIBEIRO, V. M. (2004). Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação e Realidade, Porto Alegre, jul./dez.2004.http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/vie w/25394/14729 SOARES, M. B. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2004. p. 89-114.
- BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
- BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacies: reading and writing in one community. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz (Orgs.). Situated literacies. London: Routledge, 2000, p. 07-15. Tradução: Glícia Azevedo Tinoco
- BUNZEN, C. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, C.L.; SITO, L.; DE GRANDE, P. B. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 99-120.
- BUNZEN, Clecio. Da era da Composição à era dos gêneros: O ensino de produção de textos no ensino médio. In: Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.
- BISINOTO, C. et al. In: Socioeducação: Origem, Significado e Implicações para o Atendimento Socioeducativo Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 4, p.575-585, out./dez. 2015.
- CARDOSO, Cancionila J. A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal. Campinas: Mercado de Letras, 2003. 232p.
- CEREJA, William. Significação e tema. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 201-220.
- DIONISIO, Maria de Lourdes. Facetas da literacia: processos da construção do sujeito letrado. Educ. rev. [online]. 2006, n.44 , pp.41-67. Disponível em: . ISSN 0102- 4698. https://doi.org/10.1590/S0102- 46982006000200003.
- FARACO, C. A. O dialogismo como chave de uma antropologia filosófica. In: FARACO, C. A. et al. Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. p. 97-108.
- FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias do círculo linguístico de Bakhtin. São Paulo. Ed.: Parábola, 2009.
- GOHN, M. da G. Educação Não-Formal e o Papel do Educador (a) Social. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 28-43, jun 2009. ISSN 2175-2753. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5> Acesso em: 12 jul. 2020.
- KLEIMAN, A. B. Introdução: Modelo de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:_____________(Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras.1995, p. 15-61.
- KLEIMAN, A. B. Introdução: Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Revista perspectiva: v. 28 n. 2 (2010): Dossiê - Letramentos em Contextos Educativos. Disponívelem:https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p375
- LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Artmed, 2008.
- Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de _______. Assistência Social. Orientações Técnicas Sobre o Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos. Brasília, DF, 2010.
- SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 68- 100.
- SÃO PAULO. Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais Proteção Social Básica. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/arquivos/norma_tecnica.pdf. Acesso: 20/02/2023
- SPOSATI, Aldaíza. Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2021.
- STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
- Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens – igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo: SMADS; CENPEC; Fundação Itaú Social, 2007a. Caderno 1.
- Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens – igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo: SMADS; CENPEC; Fundação Itaú Social, 2007b. Caderno 2: conceitos e políticas.
- Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens – igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo: SMADS; CENPEC; Fundação Itaú Social, 2007c. Caderno 3: o trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes – 6 a 15 anos.
- _____. Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília: MDS, 2004.
- VIANA, C. A. D.; SITO, L.; VALSECHI, M. C. ; PEREIRA, S. L. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do Professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 27- 55.
- VÓVIO, C.L.; SOUZA, A.L.S. (2005) “Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento", in: KLEIMAN, A.; MATENCIO, M.L.M Letramento e formação do professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
- VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad., notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
- VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.
- TRILLA, J.; GHANEM, E. Educação Formal e Não formal: Pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org.). São Paulo: Summus, 2008.