A PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO FÍSICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-14

Palavras-chave:

TEMPO, LINGUAGEM, AMAZÔNICO

Resumo

O tempo é uma medida de mudança. Modernamente, foi campo de estudo da física durante séculos, alcançando sua interpretação mais respeitada a partir das pesquisas do alemão Albert Einstein, que articulou a teoria da relatividade geral, fornecendo subsídios fundamentais para o estudo da gravitação, dos buracos negros e, principalmente, para o revolucionário entendimento de que o tempo é flexível e relativo. Einstein foi um gênio porque notou a intrínseca relação entre a física teórica e a filosofia da linguagem. Desse modo, já temos comprovações científicas de que os ponteiros de um relógio passam mais devagar quanto mais um indivíduo estiver longe da superfície do planeta Terra, assim como também passa mais lentamente para quem está em algum nível de velocidade considerável. Para além disso, a expansão do universo cósmico, do passado para o futuro, traz a estupefata conclusão de que tudo que vemos agora, não está acontecendo, de fato, nesse instante. Nesse sentido, o objeto dessa pesquisa é identificar a relação entre a forma como o indivíduo sente a passagem do tempo físico e os processos de formação da identidade cultural e educacional do povo amazônico. Tal tema evoca a relevância dos estudos dos modos de vida, de expressão e produção dos sentidos amazônicos, pensando na articulação entre as especificidades étnicas regionais e a relação sensível com a noção de tempo, imbricada questão que permeia a formação da identidade de um povo que vive em efervescente trânsito cultural, educacional e linguístico.

Biografia do Autor

Paulo Victor Poncio de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (2015). Atualmente integra o quadro de Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Acre no cargo de Assistente em Administração, atuando nas áreas de assessoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência em gestão estratégica com foco na Administração Pública cujas ações se concentram, particularmente, na comunicação institucional e no direito para gerentes no Setor Público. Desenvolve estudos e pesquisas vinculadas às seguintes temáticas: Políticas públicas em educação, planejamento e avaliação educacional, métodos de gestão, gestão democrática, inclusão digital, ideologia de gênero, diversidade cultural, transversalidade e multiculturalismo.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BEBEACHIBULI, Aida. Relógio atômico a feixe efusivo de césio: estudo da estabilidade e da acuracia como função do descolocamento da frequência atômica devido ao efeito Zeeman de segunda ordem, ao Cavity Pulling e ao Rabi Pulling. Dissertação (Mestrado em Física Básica). Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-12092007-114223/publico/AidaBeachibuli.pdf. Acesso em: 03/10/2022.

BEZERRA, Maria José. Invenções do Acre: um olhar social sobre a história institucional da região acreana. Rio Branco: EAC Editor, 2016.

BOURDIEU, Pierre Félix. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CASTELLS, Manuel. 2007. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 2007.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

HABERMAS, Jurgen. Kleine politische schritten. In: ARANTES, Otila Beatriz Fiori; ARANTES, Paulo Eduardo. Um ponto cego no projeto moderno de Jurgen Habermas. São Paulo: Brasiliense, 1992.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

KLEIN, Estanislau Paulo. Santos da floresta: cultura e religião entre os seringueiros do Acre. Rio Branco: Editora da UFAC, 2003.

LOPES, Luiz Paulo da Moita. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.

NÖE, Alva. Varieties of presence. Cambridge: Harvard University Press, 2012.

ROVELLI, Carlo. A ordem do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

PATON, Joe. Human Entites 2020: a cultura na era da inteligência artificial. Lisboa: CADA, 2020.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SAID. Edward W. Freud e os não-europeus. Tradução Arlene Clemesha. São Paulo: Boitempo, 2004.

SILVA, Tadeu Tomaz da; WOODWARD, Kathryn e HALL, Stuart (orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

TUFAILE, Alberto. Visões do tempo na física: vulnerabilidade/envelhecimento e velhice, aspectos biopsicossociais. Revista Temática Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, n. 6, p. 23-30, 2012.

ZANNINI, Íris Célia Cabanelas. Fragmentos da cultura amazônica. São Luís:

CORSUP/Ed. UFMA, 1989.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

PONCIO DE OLIVEIRA, P. V. A PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO FÍSICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO AMAZÔNICO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 195–206, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6330. Acesso em: 28 abr. 2024.