Interdisciplinaridade e o ensino de Língua Inglesa
uma leitura da proposta curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Pará
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.12.1-10Palabras clave:
Proposta Curricular Paraense. Interdisciplinaridade. Língua Inglesa.Resumen
Neste ensaio, apresentamos uma reflexão analítica sobre o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do Documento Curricular do Estado do Pará, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Para tanto, buscamos como suporte autores que tratam de temas concernentes à interdisciplinaridade, como Moraes (1997), Fazenda (2006), Japiassu (1976), Passos e Pinho (2018), bem como pesquisadores da área do ensino de línguas, como Pennycook (2007), Kumaradivelu (1997) e Paiva (2014). A partir da análise, compreendemos que os termos “interdisciplinar” e “interdisciplinaridade” são apresentados de forma crucial nos princípios da política educacional do documento curricular paraense. Este recomenda o uso de materiais autênticos para ensinar a Língua Inglesa como prática social, de modo que a abordagem comunicativa é enfatizada como mister, ou seja, a escolha indicada de abordagem para o ensino da língua. Outrossim, os documentos curriculares estaduais também recebem duras críticas, a exemplo da BNCC. É preciso que se entenda, porém, a necessidade de se motivar os educadores a transitarem e dialogarem com outros componentes curriculares, tendo em vista promover o desenvolvimento de uma formação integral, interdisciplinar e mais crítica aos discentes.
Citas
ALENCAR, M. A.; SANTOS, J. S.; SILVA, C. Sobre Transdisciplinaridade no ensino de línguas na BNCC: algumas reflexões. Revista Trem de Letras. Alfenas, MG, vol. 9, n.2, p. 1-27, 2022.
ANTHONY, E. M. Abordagem, método e técnica (1960). Traduzido por: MEIRELES, Andreza J.; RODRIGUES, V. M. A.; ALMEIDA FILHO, J. C. P. História do Ensino de Línguas no Brasil. Ano 5, n. 5, 1/2011.
ARANHA, S. M.; SALGADO, P. A. D.; CHAMON, E. M. Q. O.; FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, vol. 35, n. 1, p. 4-25, 2022.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rienehart and Winston, 1968.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,
BROWN, H.D. Teaching by Principles: An interactive approach to learning pedagogy. San Francisco: Pearson Education, 2007.
CORDEIRO, N. V. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de professores. Revista Ideação, Cascavel, vol. 10, n. 01, p. 93-104, 2010.
HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. London: Longman, 1991.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados: Pará. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama>. Acesso em 15 jul. 2024.
JAPIASSU, N. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA, 1976.
KUMARAVADIVELU, B. The post-method: (E)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, Spring, vol 28, n. 01, p. 27-48, 1994. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/240324025_The_Postmethod_Condition_Emerging_Strategies_for_SecondForeign_Language_Teaching> Acesso em: 14 jul. 2023.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
PAIVA, V. L. M. de O. Aquisição de segunda língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará Educação Infantil e Ensino Fundamental: Documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará nos termos da resolução nº 769, de 20 de dezembro de 2018. 2. Ed. revisada e publicada pela secretaria do estado de educação do Pará em 2019.
PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
PINHO, M. J.; PASSOS, V. Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, Palmas, vol. 4, n. 2, p. 433-457, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 LAISSY TAYNA DA SILVA BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Maria José Souza Pinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.