Interdisciplinaridade e o ensino de Língua Inglesa

uma leitura da proposta curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Pará

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.12.1-10

Palabras clave:

Proposta Curricular Paraense. Interdisciplinaridade. Língua Inglesa.

Resumen

Neste ensaio, apresentamos uma reflexão analítica sobre o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir do Documento Curricular do Estado do Pará, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Para tanto, buscamos como suporte autores que tratam de temas concernentes à interdisciplinaridade, como Moraes (1997), Fazenda (2006), Japiassu (1976), Passos e Pinho (2018), bem como pesquisadores da área do ensino de línguas, como Pennycook (2007), Kumaradivelu (1997) e Paiva (2014). A partir da análise, compreendemos que os termos “interdisciplinar” e “interdisciplinaridade” são apresentados de forma crucial nos princípios da política educacional do documento curricular paraense. Este recomenda o uso de materiais autênticos para ensinar a Língua Inglesa como prática social, de modo que a abordagem comunicativa é enfatizada como mister, ou seja, a escolha indicada de abordagem para o ensino da língua. Outrossim, os documentos curriculares estaduais também recebem duras críticas, a exemplo da BNCC. É preciso que se entenda, porém, a necessidade de se motivar os educadores a transitarem e dialogarem com outros componentes curriculares, tendo em vista promover o desenvolvimento de uma formação integral, interdisciplinar e mais crítica aos discentes.

 

Biografía del autor/a

Laissy Taynã da Silva Barbosa , Universidade Federal do Norte do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, Tocantins - Brasil

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora de Língua Inglesa na SEMED/Parauapebas - PA.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Tocantins - Brasil

 Professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em estudos Linguísticos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) e coordenadora do PROFLETRAS-Araguaína (Mestrado Profissional). Coordenadora do Grupo de Pesquisa- GEPALA

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins, Tocantins - Brasil

Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Barbosa , L. T. da S. ., Barbosa, S. M. A. D. ., & Pinho, M. J. de. (2024). Interdisciplinaridade e o ensino de Língua Inglesa: uma leitura da proposta curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Pará . Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). https://doi.org/10.29327/210932.12.1-10