Narrativas da formação de docentes de língua inglesa mato-grossense em programa de intercâmbio internacional

Autores/as

  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso/Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0003-0388-0106
  • Albina Pereira de Pinho Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, Mato Grosso - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5139-9299

Palabras clave:

Intercâmbio Internacional. Professor de Língua Inglesa. Formação docente. Narrativas.

Resumen

Neste artigo partilha-se análises e reflexões das narrativas de três docentes de Língua Inglesa mato-grossenses sobre experiências de formação no Programa de Intercâmbio Internacional na Inglaterra, uma ação do Programa Mais Inglês MT, política pública educacional instituída em 2022.  O estudo discorre acerca de conceitos de formação docente e fundamenta-se nos preceitos da pesquisa qualitativo-interpretativista, sob o enfoque da pesquisa com narrativas orais e escritas. A análise aponta que, embora a formação tenha assumido o caráter de treinamento, a ação oportunizou aos intercambistas a auto-validação de seus conhecimentos linguístico-didáticos e, ao mesmo tempo, sinaliza a necessidade de políticas de formação docente que valorizem a dimensão pessoal e profissional dos professores.

Biografía del autor/a

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso/Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, Mato Grosso - Brasil

Pesquisadora e docente da Universidade do Estado de Mato Grosso; Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP); Experiência em metodologias de ensino, atua principalmente nos temas: formação de professores de línguas, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem de línguas em diferentes idades.

Albina Pereira de Pinho, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, Mato Grosso - Brasil

Pós-doutora em Letras pela UEMS, unidade universitária de Campo Grande; Doutora e Mestra em Educação pela UFRGS; Professora permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS).

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Santos, L. I. S. ., & Pinho, A. P. de. (2024). Narrativas da formação de docentes de língua inglesa mato-grossense em programa de intercâmbio internacional. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7523