Literatura brasileira e escrita acadêmica no contexto de português como língua adicional

currículo e tarefas

Autores/as

  • Wesley Henrique Acorinti Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Rio Grande do Sul - Brasil https://orcid.org/0000-0001-9752-4975

Palabras clave:

Ensino de literatura brasileira. Português como língua adicional para fins acadêmicos. Ensino de línguas baseado em tarefas. Estudos bakhtinianos. Metodologia do ensino superior.

Resumen

Objetivamos com este estudo  apresentar e analisar as bases teórico-metodológicas que fundamentam a estrutura curricular e a elaboração de tarefas pedagógicas no curso “Literatura Brasileira e Escrita Acadêmica”, voltado a estudantes de Português como Língua Adicional. Baseado na visão de língua(gem) de Bakhtin e do Círculo, o curso visa fomentar os letramentos literário e acadêmicos dos estudantes. A tensão alteritária entre estudantes estrangeiros e a literatura brasileira é o pilar da atividade de ensino, privilegiando a responsividade aos enunciados concretos pertencentes à esfera artístico-literária por meio da autoria concretizada na produção de uma resenha, atualizando esse gênero discursivo pertencente à esfera acadêmica. O currículo é organizado por gêneros do discurso, bem como pautado pela pedagogia de projetos. Este artigo espera encorajar práticas pedagógicas que privilegiem a língua viva, ampliando a interface entre a linguística aplicada e a filosofia alteritária de Bakhtin e do Círculo no trabalho com o enunciado concreto.

Biografía del autor/a

Wesley Henrique Acorinti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Rio Grande do Sul - Brasil

Licenciando em Letras - Português e Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os seus principais interesses de pesquisa são na área de Línguas para Fins Específicos, Linguística de Corpus e Português como Língua Adicional.

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Acorinti, W. H. . (2024). Literatura brasileira e escrita acadêmica no contexto de português como língua adicional: currículo e tarefas. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7418