Dialogismo e avaliação social

embates discursivos em notícias sobre o retorno às aulas presenciais na pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Maria Ivanize Corrêa dos Santos Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas -Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29327/266889.11.2-7

Palabras clave:

Dialogismo. Avaliação social. Notícias. Professores. Pandemia de COVID-19.

Resumen

Este artigo analisa o dialogismo e a avaliação social em 5 notícias sobre a posição contrária dos professores quanto ao retorno das aulas presenciais na pandemia de COVID-19. Publicadas entre julho de 2020 e março de 2021 nas versões digitais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, as notícias versam sobre a possibilidade de retorno às atividades presenciais durante a crise de saúde causada pela pandemia. Como fundamento teórico-metodológico, este estudo mobiliza os trabalhos do Círculo de Bakhtin, especialmente os conceitos de dialogismo, avaliação social, gêneros do discurso e esfera de criação ideológica. Os resultados da análise evidenciam que a constituição de determinados efeitos de sentido entre os enunciados das notícias e os posicionamentos valorativos dos jornais são aliados ao discurso das escolas particulares em defesa do retorno presencial.

Biografía del autor/a

Maria Ivanize Corrêa dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Amazonas -Brasil

Mestre em letras e artes pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes - PPGLA, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Graduada em Letras pela mesma instituição.

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Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Santos, M. I. C. dos. (2023). Dialogismo e avaliação social: embates discursivos em notícias sobre o retorno às aulas presenciais na pandemia de COVID-19. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(2). https://doi.org/10.29327/266889.11.2-7