Teoria critica decolonial sobre um vazio epistemológico na academia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.3.2-5Palabras clave:
Teoria critica decolonial. Modernidade. Colonialidade. Academia brasileira.Resumen
Com o presente artigo objetiva-se introduzir, de forma muito breve, a teoria critica decolonial, seus juizos em torno da ideia de modernidade e as epistemologias dela decorrentes que têm sido difundidas, especialmente, por meio das ciências sociais e humanas, na América Latina. Com isso, procura-se chamar a atenção sobre um “vazio epistemológico” na academia brasileira que consiste na ausência de difusão dos chamados estudos pós-coloniais, enquanto possibilidade de acesso a outro paradigma de conhecimento, frente ao domínio, quase absoluto, da teoria social advinda da Europa e dos Estados Unidos. Para tanto, insere-se para o debate um caso empírico paradigmático desse vazio na academia brasileira: o conteúdo bibliográfico da disciplina Teorias da Sociedade, da Política e da Natureza - do currículo do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
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