Anáfora encapsuladora em reportagens jornalísticas

consequências da pandemia no cenário de volta às aulas presenciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-2

Palabras clave:

Encapsulamento anafórico. Anáfora encapsuladora. Organização textual. Recursos argumentativos.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o uso de anáforas encapsuladoras em três reportagens, selecionadas em revistas de circulação nacional e na web. São apresentados na fundamentação teórica os diferentes tipos de anáforas como recursos de referenciação no discurso e organização textual. A temática está inserida nos estudos da Linguística Textual, e tem como base teórica Koch (2004, 2005, 2009), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2003) e Apothelóz (2003). Como procedimento metodológico, aplicou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A seleção da anáfora encapsuladora, aqui representada por pronomes demonstrativos dêiticos, se caracteriza como recurso coesivo e argumentativo a ser investigado. Os estudos sobre o texto, na perspectiva da Linguística Textual, contribuem para o ensino da língua materna, e, por consequência, para professores e também àqueles que têm interesse nos processos de construção da tessitura textual discursiva. 

Biografía del autor/a

Giovana Reis Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina-Brasil

Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura no Ensino Básico e Superior há cerca de 10 anos. Revisora em Revistas, tem experiência como redadora de jornais. É pesquisadora nas áreas de Linguística Textual, Semântica Argumentativa, Ensino de Línguas e Literatura.

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Publicado

2022-07-28

Cómo citar

Lunardi, G. R. . (2022). Anáfora encapsuladora em reportagens jornalísticas: consequências da pandemia no cenário de volta às aulas presenciais. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-2