Percepções da canção “Sou fronteira”

uma análise a partir de sua narrativa verbal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.2-3

Palabras clave:

Canção. Fronteira. Território. Interculturalidade

Resumen

 O presente artigo propõe fazer uma discussão sobre alguns pontos levantados a partir da análise da canção “Sou Fronteira”. Entre os pontos discutidos estão: fronteira, espaço/lugar, território, multiterritorialidade, territorialidade, interculturalidade, conflitos, territorialização, desterritorialização e identidade. Na letra da canção são tecidas representações sobre a seringueira, as fronteiras entre o Brasil, Peru e Bolívia, práticas interculturais, conflitos internos e externos, entre outras questões. No texto busca-se dialogar com o argumento de que as coisas, enquanto signo, estão no campo da linguagem, como forma de interpretar o mundo, e nenhum ser do mundo pertence a uma determinada categoria, as pessoas é que as criam e se encaixam nelas. Uma das observações aponta para a ideia de que não existe um sujeito desterritorializado, mas precariamente territorializado e multiterritorializado.

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Publicado

2020-12-07

Cómo citar

Barbosa, R. B. (2020). Percepções da canção “Sou fronteira”: uma análise a partir de sua narrativa verbal. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(2). https://doi.org/10.29327/210932.8.2-3