A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.1-8Palabras clave:
Teoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.Resumen
A sociedade atual tem demonstrado o avanço de ideias e valores conservadores, debate este que se torna presente no campo educacional em defesa a uma educação “neutra” e “não ideológica”. O objetivo do presente artigo é problematizar as concepções de formação presentes no campo das Políticas Educacionais, expresso pelas premissas do movimento Escola Sem Partido, através da construção do discurso midiático, utilizando como fonte os artigos jornalísticos do jornal Folha de S. Paulo. Apresenta-se como como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Theodor W. Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Quanto ao enfoque metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica.
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